Madeira

Temperaturas negativas no Pico do Areeiro pelo terceiro dia consecutivo

Esta madrugada a temperatura desceu aos -0,9 ºC, valor mais baixo deste ano

None
Foto Orlando Drumond

Esta quinta-feira, dia 26 de Janeiro, é já o dia com o valor recorde da temperatura mínima do ar mais baixa registada este ano de 2023 no Arquipélago da Madeira. Pela quarta vez, terceiro dia consecutivo, o extremo da temperatura mínima no Pico do Areeiro foi negativo, sendo que hoje (até ao amanhecer/08:00), atingiu o valor mais baixo deste ano com a temperatura mínima do ar naquela que é a estação meteorológica mais alta do IPMA na Região, localizada a 1799 metros de altitude, a marcar -0,9 ºC (05:10).

Ontem, quarta-feira, a temperatura mínima havia sido de -0,4 ºC, e anteontem, terça-feira, atingiu -0,7 ºC.

A meados da semana passada, na quarta-feira, dia 18, pela primeira vez neste novo ano a temperatura mínima havia descido a valores negativos (-0,7 ºC).

O registo negativo apurado na madrugada de hoje, por 1 décima não igualou o valor extremo mais baixo da temperatura do ar registado este Inverno, na Madeira. Esse recorde (-1,0 ºC) data do dia de Natal, 25 de Dezembro, igualmente na estação meteorológica do Pico do Areeiro.

A inexistência de precipitação nestes dias gorou a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.