5 Sentidos

"À Volta da Mesa" no MadeiraShopping

Foto DR
Foto DR

Após a passagem por Londres, "onde o filme documental 'À Volta da Mesa' foi apresentado à comunidade madeirense residente na capital da Inglaterra, a Associação Atremar a Ilha volta a exibir o documentário, esta noite, no Cineplace do Madeira Shopping para que o público interessado possa ter a oportunidade de assistir a este trabalho criado pelo realizador Rui Dantas Rodrigues", informa numa nota de imprensa.

Com a produção de Sandra Cardoso e música do compositor André Santos, este é "um filme que retrata muito das vivências das gentes da nossa ilha, na voz de 7 mulheres que falam, na primeira pessoa, um pouco das suas histórias, de como era a vida noutros tempos, e do que tinham para a sua alimentação", acrescenta.

"Em cada testemunho é apresentada uma receita de família, que fez e ainda faz parte dos costumes de casa, mas que nos dias de hoje se vai tornando pouco comum", conta.

Este projecto "nasceu da ideia de recolher e registar receitas antigas que permanecem na sabedoria do povo madeirense e que são indissociáveis da nossa cultura", refere. "Nós fomos sempre atrás das receitas, referem os autores do filme, mas com a intenção de valorizar as pessoas que nos passavam o seu saber e assim surgiu esta série de 7 episódios que acabou por ser editada em filme após a direção do Madeira Shopping ter aceite e proposta de fazer a estreia do documentário numa das salas de cinema".

A Associação "agradece a esta entidade por voltar a abrir as portas a uma produção madeirense, possibilitando e valorizando a divulgação do património cultural da ilha. Salienta ainda o apoio da Secretaria Regional do Turismo e Cultura que viabilizou a realização deste trabalho de recolha, através da concretização de um contrato programa com a Atremar a Ilha", revela.

Os autores "afirmam que este filme pode ser descrito como uma viagem às memórias, embalada pela música do André Santos, que nos leva às nossas raízes e ao nosso passado", conclui.