5 Sentidos

Oficina de escrita para Teatro na Biblioteca Municipal do Funchal a 11, 18 e 25 de Fevereiro

None

A 'Oficina de escrita para Teatro', orientada por Marcela Costa e integrada no projecto ES.C.U.TO., tem início na Biblioteca Municipal do Funchal a 11 de Fevereiro, das 10 às 13 horas.

Esta oficina é destinada a um público juvenil e adulto (maiores de 16 anos) e responde a distintas perguntas, focando-se em três questões fulcrais: “O que é uma peça de teatro?”, “De que se formam as capacidades criativas de um autor e o seu poder para criar situações e diálogos?” e “Quais os conceitos, inspirações, influências e métodos que estão por detrás da escrita de um texto para a cena?”.

As respostas às questões anteriores são a base da exploração ao longo da Oficina, com uma duração total de 9 horas e na qual os participantes terão a oportunidade de contactar com alguns elementos que compõem o texto teatral, um género literário per si, além de ser possível a criação de trabalhos originais.

Sobre Marcela Costa

Marcela Costa, nascida em 1965, tem formação inicial em artes plásticas/pintura e mestrado em museologia. Para além disso, foi cofundadora da companhia Contigo Teatro, em 1999 e foi docente corresponsável e cenógrafa do Grupo de Teatro 'O Moniz' (Escola Secundária de Jaime Moniz) entre 1995 e 1996, no Funchal. Marcela tem diversas formações na área da escrita criativa e escrita para teatro, entre as quais um Seminário de Escrita para Teatro, orientado pelo dramaturgo David Horrower, em Outubro de 2002, e um curso de Escrita Literária e Jornalística do Cine-Fórum do Funchal, protocolo com a Escuela de Letras de Madrid, Funchal, entre 1994 e 1996. Além de mais, Marcela Costa tem distintas publicações na área do teatro, nomeadamente a colectânea 'Três Actos para um Blue'; 'A Angústia do Museólogo (antes da abertura da exposição)'; e 'Stormy Weather'. Publicou ainda contos originais para crianças no suplemento infantil do DIÁRIO de Notícias e 'Beto e Beta e o seu cão Popy', uma banda desenhada para crianças.

Esta actividade decorrerá também a 18 e 25 de Fevereiro, das 10 às 13 horas. Para participar nesta actividade, os interessados podem aceder a mais informações através do site do Teatro Municipal Baltazar Dias, no separador Educação e Mediação Cultural.