Desporto

Madeira recebe primeiro rali para carros eléctricos a 18 de Fevereiro

None

O Clube Automobilístico 100 à Hora, da Madeira, realiza, no próximo dia 18 de Fevereiro, o primeiro 'Madeira e-Rally', a primeira prova para automóveis eléctricos disputado no arquipélago.

A prova, com regulamento já aprovado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e inscrições abertas, abre "o caminho para aquele que se perspectiva o futuro do desporto automóvel em respeito pelo meio ambiente", destaca a organização em comunicado de imprensa.

O primeiro 'Madeira e-Rally' visa, assim, criar "novos paradigmas na prática de um automobilismo sustentável", consolidados ainda pela premiação de factores como a eficiência energética.

O evento estará inserido em mostras e outras iniciativas públicas dedicadas à mobilidade eléctrica e/ou sustentável. Será igualmente candidato ao Campeonato de Portugal de Novas Energias 2024.

Com centro nevrálgico na Câmara Municipal do Funchal, o evento terá as suas verificações documentais e técnicas na sexta-feira, 17 de Fevereiro, e vai para a estrada no dia seguinte.

O itinerário contempla uma etapa única, com 158,07 km, dos quais compõem 76,74 as 10 provas especiais de classificação de regularidade.

O rali percorrerá sete concelhos da ilha e visitará o centro urbano de muitas localidades.