Madeira

Especialistas em gestão debatem no Funchal ‘Recuperação, Incerteza e Transformação Digital’

Conheça os pontos fortes da agenda desta segunda-feira, 23 de Janeiro

None

‘Recuperação, a Incerteza e a Transformação Digital’ é o tema do VII International Forum on Management, que decorre hoje e amanhã, na Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas). Dezenas de especialistas regionais, nacionais e internacionais participam num evento que pretende ser um espaço de reflexão e partilha de conhecimentos, perspectivas e abordagens, contribuindo para a divulgação de conhecimento científico, desenvolvimento de boas práticas organizacionais e formulação de políticas públicas.

Depois de ter-se realizado no Estoril (2016), Faro (2018), Évora (2019), Lisboa (2020), Setúbal (2021) e Mérida (2022), o fórum decorre no Funchal, com organização conjunta da Universidade da Madeira, do Instituto Politécnico de Setúbal, da Universidade Aberta, da Universidade do Algarve,d a Universidade de Évora e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

No seguimento das edições anteriores, o VII International Forum on Management junta investigadores e profissionais cujo trabalho seja relevante para o desenvolvimento da investigação e prática nas diferentes áreas da Gestão e em áreas afins. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de partilha de trabalhos através da submissão de propostas de comunicações orais e pósteres. Haverá sessões em simultâneo em três espaços do edifício do Colégio dos Jesuítas (anfiteatro, e pátio 1 e pátio 2), sendo que as apresentações arrancam pelas 09h00 desta segunda-feira.

Há, contudo, duas apresentações de principais. Logo após a sessão de abertura, prevista para as 10h00, Cesaltina Pires vai abordar o tema ‘Endogenous market coverage with quality dependent costs’. Esta Professora Catedrática no Departamento de Gestão da Universidade de Évora, onde é directora do programa de Doutoramento em Gestão, licenciou-se em Economia na Nova SBE (UNL) e fez um MBA no INSEAD. Tem um doutoramento em Economia pelo MIT. Foi Assistente na Universidade de Harvard e Professora Auxiliar na Nova SBE. Foi Coordenadora Científica do Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia (CEFAGE), de 2006 a 2015 e Vice-Reitora para a Educação e Qualidade entre 2017 e 2022. Os seus interesses de investigação incluem as áreas de Economia Industrial, Teoria da Decisão e Teoria dos Jogos. É autora de dois livros: ‘Cálculo para Economia e Gestão’ e ‘Mercados e Investimentos Financeiros’. Tem mais de duas dezenas de artigos publicados em revistas internacionais.

A outra apresentação especial terá lugar amanhã, pelas 11h15. Colin Mason vai abordar o tema ‘Government support for entrepreneurial firms, failure and the seeding of na entrepreneurial ecosystem’. Este Professor possui um Doutoramento em Geografia Urbana e Económica pela Universidade de Manchester. Foi Professor na Universidade de Southampton e na Universidade de Strathclyde e Professor visitante em diversas outras instituições universitárias. Actualmente é Professor de Empreendedorismo na Universidade de Glasgow, onde lecciona Business Start Up, Social and Community Entrepreneurship, Corporate Entrepreneurship and Innovation e New Venture Planning.

OUTROS TEMAS EM AGENDA NESTE DIA:

10h00/12h30 - José Manuel Rodrigues preside, na Assembleia Legislativa da Madeira, à reunião da Conferência dos Representantes dos Partidos e deputado único do PCP

11h00 - Os deputados do CDS Ana Cristina Monteiro e António Lopes da Fonseca dão uma conferência de imprensa, na Praça do Povo.

12h00 - O líder parlamentar do JPP, Élvio Sousa, dá uma conferência de imprensa na Assembleia.

12h00 - Miguel Albuquerque visita o campo de golfe do Palheiro Ferreiro

14h45 - Acção política do PCP, junto ao Call-Center da ALTICE na Avenida Zarco, para abordar as incidências da precariedade laboral na juventude.

15h00 - Pedro Ramos preside, nas instalações do Serviço Regional de Protecção Civil (Cancela), à cerimónia de assinatura de um protocolo com a Madeira Parques Empresariais.

15h30 - O presidente de Câmara da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, e o secretário regional Pedro Fino visitam as intervenções realizadas no sítio do Espigão.

15h30 - Miguel Albuquerque visita o novo empreendimento de alojamento local 'Machim D’Arfete', na Rua do Mercado n.º 13, em Machico.

16h30 - Miguel Albuquerque participa nas comemorações dos 32 anos da Casa do Povo de São Roque do Faial.

17h45 - Conferência dedicada aos 'Desafios do Ensino Superior na Madeira', que terá por oradores Jorge Carvalho, e Sílvio Fernandes, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

18h30 - XXXII Aniversário da Casa do Povo da Ilha, com presença de Graça Moniz, no auditório da Casa do Povo da Ilha - Santana.

19h30 - José Manuel Rodrigues fará uma palestra subordinada à temática 'Autonomia Regional' na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre, em Câmara de Lobos.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 23 DE JANEIRO, DIA MUNDIAL DA LIBERDADE:

1719 - É criado o principado do Liechtenstein.

1849 - A inglesa Elizabeth Blackwell é a primeira mulher a licenciar-se em Medicina.

1905 - Morre Rafael Bordalo Pinheiro, pintor, caricaturista, escultor, fundador, director de jornais, criador da figura do Zé Povinho. Tinha 58 anos.

1949 - Comício da Fonte da Moura. Grande manifestação de apoio à candidatura do general Norton de Matos à Presidência pela Oposição Democrática.

1963 - Começa a luta armada na Guiné pela independência do país.

1973 - O Presidente dos EUA, Richard Nixon, apresenta o acordo de paz com o Vietname.

1981 - Pela primeira vez, uma mulher, a escritora Marguerite Yourcenar, é admitida na Academia Francesa.

1987 - O nadador português Alexandre Yokochi conquista a medalha de ouro nos 200 metros bruços no "meeting" internacional de Estrasburgo.

1989 - Morre o pintor surrealista espanhol Salvador Dali. Tinha 84 anos.

1991 - Guerra do Golfo. Os EUA declaram iniciada a luta terrestre contra forças iraquianas na fronteira com o Kuwait.

1992 - O navio Lusitânia Expresso parte de Lisboa, rumo a Timor-Leste, para a homenagear as vítimas do massacre do cemitério de Santa Cruz, em Díli, a 12 de novembro de 1991. Dezenas de jovens de vários países seguiam a bordo com a missão depositar uma coroa de flores no cemitério. O navio acaba por ter de voltar para trás, a 10 de março, depois de ter sido intercetado pela marinha de guerra indonésia no Mar de Timor.

1992 - A Procuradoria-Geral da República manda arquivar, por falta de provas, o chamado processo de Camarate, sobre a morte de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

1998 - A filha de Fidel Castro Alina Fernandez Revuelta pede asilo político a Espanha.

2003 - O Governo português funde, numa única entidade, os serviços de Bombeiros e de Proteção Civil.

2004 - A sonda europeia Mars Express encontra água e dióxido de carbono congelados no Pólo Sul do planeta Marte.

2011 - Aníbal Cavaco Silva é reeleito Presidente da República com 52,94% dos votos. Manuel Alegre obtém 19,75%, Fernando Nobre 14,1%, Francisco Lopes 7,14%, José Manuel Coelho, 4,5% e Defensor Moura 1,57%.

2019 - Juan Guaidó, presidente do parlamento, autoproclama-se Presidente interino da Venezuela perante uma multidão de opositores de Nicolas Maduro, prometendo um "governo de transição" e "eleições livres".

2020 - O projecto de lei que formaliza a saída do Reino Unido da União Europeia é promulgado pela rainha Isabel II, viabilizando o 'Brexit' a 31 de Janeiro.

PENSAMENTO DO DIA

O definitivo sinal da liberdade é o facto de o medo deixar espaço ao gozo tranquilo da independência Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.