Madeira

Imobiliário e tecnológicas “fundamentais para diversificar economia da Madeira"

Sector imobiliário na Madeira fechou 2022 com cerca de 640 milhões de euros

None

Miguel Albuquerque esteve, hoje, na cerimónia de abertura de uma loja da empresa Predimed Madeira, no Caniço

“O sector imobiliário tem crescido”, afirmou hoje Miguel Albuquerque, revelando que o volume de negócios rondou os “640 a 650 milhões de euros” em 2022. O valor já ultrapassa os outros dois sectores “fundamentais para a diversificação da oferta e da economia da Madeira, o Turismo – cujo volume de negócios “anda à volta de 470 milhões” – a as empresas tecnológicas fecharam 2021 com “cerca de 340 milhões”.

“Nós tínhamos iniciado um percurso de afirmação e diversificação de economia da Madeira, para além do turismo, porque o turismo – sendo uma indústria muito importante para a Madeira – é uma indústria muito dependente de factores que nós não controlamos”, salientou ainda o presidente do Governo Regional.

Albuquerque falava na cerimónia de abertura de uma loja da empresa do sector imobiliário Predimed Madeira, que decorreu, este sábado, 21 de Janeiro, no Caniço.

“Queria-vos dizer que faço sempre questão de visitar as empresas, porque ao contrário do que certas criaturas pensam, quem dinamiza a economia são as empresas e não o Estado”, vincou igualmente o líder do executivo madeirense.

“Quando se pensa ao contrário temos maus resultados” contrapôs Albuquerque, frisando em relação ao sector imobiliário de alto e médio rendimento que este “é importante, porque fixa populações, dinamiza as economias locais” e “tem um efeito multiplicador da economia”.

“O que está a acontecer no imobiliário da Madeira é fruto de uma conjugação de factores que não são aleatórios, ou seja, não aconteceram por acaso”, acrescentou. Como factores chave para a atractividade do investimento apontou: a segurança de pessoas e bens, bons serviços de saúde, bom sistema de ensino, impostos baixos e estabilidade (política, económica e social).