Madeira

Gare Marítima da Madeira recebeu fórum sobre Janela Única Portuária

Objectivo do projecto é a uniformização de procedimentos nas administrações portuárias do país

None

Portos da Madeira - Funchal, Caniçal e Porto Santo - foram o projecto piloto da JUL

O V Fórum para a Simplificação de Procedimentos teve lugar hoje, 16 de Janeiro, na Gare Marítima da Madeira. O encontro contou com a presença das várias entidades da comunidade portuária e marítima da Região, bem como do gestor nacional da plataforma JUL, a Janela Única Portuária,  Claúdio Pinto, que esteve em videoconferência.

A presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, deu as boas-vindas aos participantes neste fórum, recordando “o papel importante da JUL na modernização, competitividade e fluidez na cadeia de transporte, com a digitalização dos procedimentos portuários”.

A representante do Governo Regional na JUL, Joana Almeida, fez o ponto da situação na Região, apontando que agora, “segue-se a entrada em funcionamento do módulo de terminal e do módulo CUP", o cartão único portuário “que vai permitir a credenciação de acesso à área portuária e embarcações.”

Cláudio Pinto referiu que neste momento, “falta apenas o Porto de Leixões funcionar com a JUL", o que deverá acontecer em Março desde ano, estando agora "a decorrer os testes finais.”

Os Portos da Madeira foram o projecto piloto da JUL – três portos, um de cruzeiros no Funchal, outro de mercadorias, no Caniçal e outro misto, na ilha de Porto Santo, que arrancou a 1 de Abril de 2019.

O processo tem sido desenvolvido, gradualmente, noutros portos, com o objectivo de aumentar a eficiência dos portos portugueses e respectivas cadeias logísticas, através da desmaterialização dos procedimentos nos transportes, quer no país como a nível internacional.

O grande objectivo do projecto é a uniformização de procedimentos nas administrações portuárias do país, uma transformação digital do sistema logístico e portuário, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas na escala de um navio possam intervir e partilhar informação, em tempo real.

De acordo com a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, trata-se do "desenvolvimento de um novo conceito de digitalização portuária e logística vai permitir alavancar os portos portugueses a uma nova era de digitalização das redes multimodais, assente em conceitos de última geração que vão trazer novos desafios, mas também novas oportunidades".

O projecto, promovido pela Associação dos Portos de Portugal e apoiado pelo COMPETE 2020, representa um investimento de mais de 05 milhões de euros, com uma comparticipação na ordem dos 85 por cento.