Madeira

Capitania do Funchal prolonga aviso de agitação marítima forte para a Madeira

None

A capitania do porto do Funchal emitiu este domingo, 8 de Janeiro, uma actualização do aviso de agitação marítima forte para a orla costeira da Madeira, que passa a vigorar até às 9 horas de segunda-feira.

Capitania emite aviso à navegação até às 18h00 de amanhã

Após ter recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 18h00 de amanhã, 8 de Janeiro, para o Arquipélago da Madeira, a Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso a recomendar aos proprietários e armadores das embarcações que adoptem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas.

O aviso da autoridade marítima regional tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativas à situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima.

Assim, de acordo com o IPMA, na costa Norte, as ondas serão de Noroeste aumentando gradualmente até aos quatro metros, e diminuindo depois para para 2,5 a 3,5 metros.

Na costa Sul, as ondas serão de Oeste/ Sudoeste, na ordem dos dois metros.

Quanto à visibilidade prevê-se que esta seja "boa, temporariamente moderada durante a noite e manhã". O vento soprará de Oeste/ Sudoeste seja "bonançoso a moderado, por vezes moderado no início do período".

Face às previsões para a orla costeira, a Capitania do Porto do Funchal recomenda aos proprietários e armadores das embarcações "que adoptem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas".