5 Sentidos

Mostra sobre a Madeira de antigamente patente no Museu de Fotografia da Madeira

Exposição pode ser visitada até 29 de Abril

None

Foi inaugurada hoje, 10 de Janeiro, pela 17 horas, a exposição de fotografia 'Protographia Perestrellos - Encontros com a História', no Museu de Fotografia da Madeira.

A exposição, que ficará patente até 29 de Abril, é constituída por mais de uma centena de fotografias a preto e branco que contam parte da história da Madeira do século XX e que mostram, sob a assinatura dos Perestrellos, a evolução da Região.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marcou presença na inauguração da exposição, onde realçou a importância do legado deixado pela família Perestrello. "Foi uma família que através de várias gerações nos deixou registos que vêm do último quartel do século XX até praticamente os dias de hoje em que foi possível captar momentos importantes da história da Madeira".

Entre 1879 e 1998, a Perestrellos Photographos, fundada por Manuel de Olim Perestrello, foi uma das casas fotográficas de maior referência na cidade do Funchal, apresentando uma multiplicidade de valências que lhe permitiu destacar-se no panorama regional.

A exposição mostra não só momentos do quotidiano, como acontecimento marcaram a história regional. "É com gosto que o Museu de Fotografia da Madeira abre esta exposição de histórias da Madeira, contadas das lentes fotográficas dos Perestrellos".

É uma forma de honrar este contributo e de trazer ao conhecimento da população geral parte deste património". Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura.

O extenso e valioso acervo que a Região detém desta colecção, integra o retrato, o género mais antigo da fotografia, mas também um leque de panorâmicas e vistas de paisagens urbanas e rurais da Madeira. Essas fotografias identificam os monumentos do património, as tradições populares e festivas, os costumes, os trajes típicos, os arruamentos, os transportes tradicionais e as atividades económicas, algumas das quais inseridas em guias turísticos.

O Museu de Fotografia da Madeira é um espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura.