5 Sentidos

Museu de arte Sacra promove conferência para assinalar Dia de Reis

None

'O que vêem os nossos olhos?' é o mote da conferência promovida pelo Museu de arte Sacra do Funchal, pelas 18 horas de 6 de Janeiro, para assinalar o Dia de Reis.

A conferência será proferida pelo padre Estevão Fernandes, que abordará a pintura, datada do século XVI, Adoração dos Magos, atribuída ao mestre da Adoração de Machico. 

O acesso será livre mediante inscrição prévia através do endereço de email [email protected] ou do contacto telefónico 291228900. 

Sinopse

A qualidade artística do chamado Ciclo da Natividade patente no Museu de Arte Sacra do Funchal é sublinhada não apenas pela sua dimensão formal, própria das oficinas flamengas, mas também pela sua dimensão iconográfica e iconoteologica. De facto, desde o Tríptico da Encarnação, de Joos van Cleve e colaboradores, passando pela Natividade do Tríptico de Morrison, até à Adoração dos Magos atribuída ao Mestre da Adoração de Machico, o fruidor é chamado a entrar no âmbito da simbologia disfarçada, conceito desenvolvido por Erwin Panovsky e aplicado à pintura holandesa dos séc. XV e XVI. Com ela, os autores pretendiam vencer um certo naturalismo e imediatismo exacerbado, dando uma nova vitalidade e autenticidade aos símbolos representados. Assim, o espectador era convidado a descobrir o seu significado a níveis cada vez mais profundos e a permanecer sempre em dúvida se o significado completo foi descoberto.

Uma vez que a beleza do Natal é em grande medida uma estética do olhar, pretende-se assim exercitar o olhar diante da obra Adoração dos Magos, relevando alguns dos seus pormenores simbólicos. E a partir deles introduzir numa dimensão que transcende o próprio relato representado, tornando-o por isso, a obra, em indício que transfigura o nosso olhar em relação ao tempo presente, pois como refere Simone Weil «A salvação está no olhar!».

Nota Biográfica

António Estêvão Fernandes, natural da freguesia do Campanário, concelho da Ribeira Brava, na ilha da Madeira, nascido a 22 de março de 1983, é sacerdote da Diocese do Funchal. Concluiu o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa com tese intitulada “Diz-me com quem comes e dir-te-ei quem és!”. Análise narrativa do episódio bíblico dos Discípulos de Emaús, dirigida pelo Doutor José Tolentino Mendonça. Foi ordenado presbítero em 2008 após concluir a formação sacerdotal e teológica e, até 2017, assumiu diversos serviços pastorais na Diocese do Funchal. Desde 2017, prossegue estudos superiores no âmbito dos Bens Culturais da Igreja, na Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, na Pontifícia Universidade Gregoriana, cujo mestrado já concluiu com tese intitulada “Eternidade: A outra face da vida”. A iconografia Escatológica na Diocese do Funchal, tendo sido orientado pela Doutora Barbara Aniello. Actualmente encontra-se a realizar doutoramento na mesma área, com especialização no âmbito da arquitectura paroquial contemporânea, a par do serviço de Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma.