Desporto

Victor Gomes considerado dos melhores árbitros do mundo

Filho de madeirenses ficou na 5.ª posição do ranking

None
Foto AFP

Victor Gomes ficou na 5.ª posição no ranking de Melhor Árbitro do Mundo de 2022, da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O árbitro da África do Sul é filho de pais madeirenses.

Nascido a 15 de Dezembro de 1982, Victor Gomes iniciou a carreira na arbitragem quando tinha 15 anos. O primeiro jogo na liga profissional da África do Sul foi em 2008 e desde então tem construído carreira também nos palcos internacionais. Marcou presença na Taça das Nações Africanas de 2015, recompensa pelo trajecto efectuado.

O ‘melhor árbitro de África’ dirigiu ainda a última final do Campeonato Africano das Nações (CAN), conquistada pelo Senegal frente ao Egipto.

A IFFHS é uma organização de estudos históricos e estatísticos do futebol, fundada em 1984, sendo conhecido pelas suas múltiplas classificações de clubes e personalidades do mundo do futebol, e em particular por sua classificação mundial de clubes de futebol (uma classificação que a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) não tem equivalente).