Madeira

NÓS, Cidadãos! pede ao Governo Regional transportes públicos gratuitos até aos 23 anos

Foto DR
Foto DR

O partido NÓS, Cidadãos! emitiu um comunicado esta manhã de quinta-feira para reivindicar transportes públicos gratuitos até aos 23 anos de idade para os residentes na Região Autónoma da Madeira.

"Esta semana, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse – e garantiu – que vai complementar os apoios anunciados pelo Governo da República (no valor global de 2.400 milhões de euros), quer para as famílias quer para as empresas, no sentido de conter os efeitos da '(im)prevista' e ininterrupta subida da inflação registada desde o início de 2022", começam por situar.

"Ora, todos NÓS, Cidadãos! sabemos que o elevado preço dos combustíveis, o alto custo do estacionamento no centro das cidades, a problemática da poluição e da mobilidade são questões importantes para as famílias nesta conjuntura difícil e um dos maiores desafios das cidades e da governação política, na atualidade", assinala.

Mais, acrescenta, "sabemos que temos de caminhar para um mundo com menos carbono e isto significa uma mobilidade mais 'suave', mais elétrica e menos fóssil… e com menor recurso ao automóvel particular, ou seja, com uma utilização massiva do transporte coletivo e público".

Assim, "o NÓS, Cidadãos!, a exemplo do que já sucede em algumas capitais da Europa (Lisboa passou a ser uma delas no início deste mês de setembro), vem por este meio propor (e solicitar) ao Governo Regional – a implementação, na Região Autónoma da Madeira – da gratuitidade dos transportes públicos para os cidadãos residentes mais novos (entre os 13 e os 23 anos) e para os mais velhos (a partir dos 65 anos)".

E acrescenta: "Reconhecendo que a Região tem um problema sério na frequência e eficiência dos transportes públicos, e que isso não é motivador para os residentes deixarem de usar o seu automóvel particular, o NÓS, Cidadãos! considera que aumentando a oferta (maior número de autocarros) e a frequência, e facilitando, em termos de preço, para os mais novos e para os mais velhos, é possível, por um lado ajudar financeiramente as famílias, e por outro, criar (bons) hábitos de uso (e reiterado) do transporte público e cumprir com algumas das metas ambientais".

Não esquece que este é um assunto nacional.  "NÓS, Cidadãos! não esquecemos o compromisso de Portugal – e do anterior ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes – de chegarmos a 2030 com uma redução em 50% das emissões de carbono e com 80% da eletricidade a ser fornecida a partir de fontes renováveis" e, por último, "recordamos ainda que a adoção desta essencial e necessária medida política insere-se nas relevantes metas de sustentabilidade ambiental, bem como no combate às alterações climáticas e de uma mobilidade mais acessível".