Madeira

Madeira vai complementar apoios do Governo Central

Miguel Albuquerque garante que o Governo Regional vai conceder apoios às famílias e às empresas, complementando os apoios do Governo da República, de forma a fazer face à subida dos preços

None

O Governo Regional da Madeira vai complementar os apoios anunciados ontem pelo Governo da República, garantiu esta terça-feira, 6 de Setembro, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, alertando que mais do que apoiar as famílias, é preciso apoiar as empresas com os custos de produção de forma a conter a inflação. 

Temos que equacionar as medidas em concreto, fazer a comparação das medidas [do Governo da República] com aquelas que estamos e vamos aplicar [na Madeira] no sentido de melhorarmos o apoio às famílias e às empresas. Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira.

Miguel Albuquerque classificou o pacote de apoios às famílias no valor global de 2.400 milhões de euros, aprovado ontem em Conselho de Ministros extraordinário, como "importante", destacando que vai "em linha ao que o PSD tinha apresentado" em Maio deste ano. 

O chefe do executivo madeirense lembrou, contudo, que o apoio às empresas com os custos dos factores de produção é "decisivo", visto que estão "na base da subida dos preços", reconhecendo que esses apoios estão dependentes do Conselho de Energia da União Europeia, que terá lugar esta sexta-feira, 9 de Setembro. 

É determinante o apoio a montante aos custos de produção às empresas, que é o que faz subir os preços. É decisivo custear e apoiar as empresas nos custos de produção no sentido de ser contida a inflação. O conselho europeu do dia 9 vai se debruçar sobre esse problema e penso que o Governo está a aguardar. Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira.

Na Madeira, os produtores vão ser apoiados com 3 milhões de euros, provenientes do orçamento regional, destinados a fazer face à subida dos custos de produção, reforçou Albuquerque, destacando que só assim é possível baixar o preço ao consumidor. 

Miguel Albuquerque falava à margem da inauguração oficial do Centro Comunitário LGBT+ da Madeira.

Madeira abre o 2.º Centro LGBTI+ do País

Governo Regional concedeu 70 mil euros à Opus Gay – Obra Gay Associação e à Rede Ex Aequo – Associação de Jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo e Apoiantes para apoiar a instalação do Centro Comunitário

Pacote de apoios custa 2.400 milhões de euros

O pacote de apoios às famílias que o Conselho de Ministros extraordinário aprovou hoje para mitigar o impacto do aumento do custo de vida no rendimento tem o valor global de 2.400 milhões de euros.