Madeira

Governo Regional lamenta falecimento da historiadora portuguesa das Caraíbas

Irmã Mary Noel Menezes faleceu no passado dia 31 de Agosto

None
Foto Kaieteur News

O Governo Regional (GR) emitiu uma nota de pesar pela morte da professora emerita, a irmã Mary Noel Menezes, aos 92 anos, no passado dia 31 de Agosto, na Guiana.

No comunicado é destacado o percurso profissional de Mary Noel Menezes: "Filantropa, professora universitária, autora de várias obras históricas, a historiadora portuguesa mais proeminente das Caraíbas foi distinguida com a Ordem de Roraima e com a ‘Golden Arrow of Achivemente’.

"Centrou grande parte da sua investigação histórica na Comunidade Portuguesa da Guiana, tendo realizado grande parte das suas pesquisas no Arquivo Regional da Madeira", explica o comunicado.

É referido ainda que "mais de 40 mil madeirenses emigraram para a Guiana (Demerara), a partir de 1835, o que constituiu a emigração madeirense mais importante para uma colónia britânica, no século XIX".

O Governo Regional da Madeira, através da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, endereça à família enlutada as mais sentidas condolências. Direrção Regional das Comunidades e Cooperação Externa.