Madeira

Pessoas com mobilidade reduzida do Porto Moniz passam a ter viatura adaptada

Foto DR/CM Porto Moniz
Foto DR/CM Porto Moniz

Os munícipes com mobilidade reduzida do concelho de Porto Moniz "passam a dispor, a partir de hoje, de uma carrinha devidamente preparada para transporte de pessoas em cadeira de rodas", anuncia a autarquia.

"Uma necessidade premente", é como o presidente da Câmara Municipal classifica esta aquisição, por parte da edilidade. “Uma das muitas valências do Gabinete de Apoio ao Idoso é, precisamente, o transporte de idosos para consultas ou procedimentos médicos, e foi nesse trabalho de proximidade que detetámos esta grande lacuna no apoio à nossa população", explica Emanuel Câmara.

"Até ao dia de hoje fomos adaptando, dentro dos meios de transporte que dispomos, o transporte destas pessoas de forma a atalhar as suas necessidades no que diz respeito, essencialmente, à deslocação a unidades de saúde diversas, mas a verdade é que a aquisição desta viatura é o virar de uma página muito importante no apoio à mobilidade reduzida, no Porto Moniz", acrescenta, citado pelo comunicado.

Assim, continua a nota de imprensa, a carrinha adaptada "custou aos cofres da autarquia cerca de 40 mil euros, numa operação cofinanciada por fundos comunitários, e vem dotar a Câmara Municipal de Porto Moniz de uma valência que, até hoje, não era assegurada por qualquer instituição no concelho, alargando o leque de serviços prestados pelo Gabinete de Apoio ao Idoso, da responsabilidade desta autarquia".

Para ter acesso ao transporte, explica, "o agendamento do serviço de transporte deve ser efetuado no Gabinete de Apoio ao Idoso, por telefone ou email, de acordo com as necessidades dos munícipes e a disponibilidade da viatura.

Sobre este Gabinete de Apoio ao Idoso do Porto Moniz, realça que "foi constituído durante o primeiro mandato de Emanuel Câmara, como Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, e presta apoio à população idosa do concelho através de medidas como a cedência de 180€/ano a cada idoso na compra de medicamentos, gestão do Banco Municipal de Ajudas Técnicas e Produtos de Apoio, transporte de idosos para fisioterapia e consultas médicas, entrega de medicamentos e disponibilização de uma oferta diversa de atividades físicas, lúdicas e culturais destinadas à população idosa. Todos estes apoios são integralmente suportados pela Câmara Municipal de Porto Moniz", destaca os seus méritos.