Madeira

Escola da Torre adere à iniciativa ‘Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias’

None

Os cursos Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Básica da Torre, em conjunto com a APEFA – Madeira, aderem novamente à iniciativa  SMAL  (Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias) que propõe às instituições e organizações o desafio global de, ao longo de todo o mês de setembro de 2022, colaborativa e construtivamente, dinamizarem, localmente, uma atividade cultural, lúdica, desportiva, recreativa, social, etc., assinalando, junto das populações e comunidades, a relevância fundamental da Alfabetização e das Literacias como o determinante fator indutor de coesão territorial, de desenvolvimento social, económico e promotor de Felicidade e Autoestima das pessoas e nas comunidades.

“Assim e indo ao encontro das comemorações  do Dia Internacional da Alfabetização (8 de setembro), pretende-se ao longo de todo o mês chamar à atenção para a importância da Alfabetização, das Literacias e da Educação, permanente e ao longo de toda a vida”, dá conta a nota informativa.

Essa celebração foi instituída pela ONU e UNESCO com o objetivo de que assuntos e questões ligados à alfabetização fossem discutidos em todo o mundo, promovendo o amplo debate sobre a importância da alfabetização.

A alfabetização de crianças e adultos pode mudar significativamente os rumos de um país, já que, quanto maior for o acesso do indivíduo a tudo que a leitura oferece, seja por via cultural, seja de lazer ou até mesmo pela própria educação, maiores são as oportunidades.

Do programa previsto levado a cabo pelos Cursos EFA da EBTorre e APEAF Madeira, destaca-se a Exposição “Para lá das aparências”, sobre o Holocausto; a iniciativa Leituras EFA – Conversas à volta dos Livros, com Roberto Macedo Alves (Sétima Dimensão); Visualização de filmes e uma Caminhada – Trilhos de Cidadania – O caminho de S. Bernardino.

Estas atividades tem o apoio e colaboração do Conselho Executivo da EBTorre, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, da Memoshoá, do Plano Nacional de Leitura- LER + Adultos, do Plano Nacional de Cinema, do Projeto Nunca Esquecer e  do Projeto Aprender com o Cinema.