Madeira

Horários do Funchal arranca com novo sistema de bilhética integrado

None

A Horários do Funchal (HF) arranca, esta terça-feira, com um novo sistema de bilhética integrado, revela através de uma nota de imprensa.

O processo, que decorrerá ao longo de 32 meses e que representa um investimento total nas ordem dos 3,8 milhões de euros, irá funcionar sem contacto e com um sistema de apoio à exploração e informação ao público em tempo real". Horários do Funchal

De acordo com a Horários do Funchal, "trata-se da adopção de um sistema que permite a prestação de serviços integrados a vários operadores, através de diversos modos de transporte utilizando suportes e tarifários comuns, permitindo, assim, simplificar o equipamento utilizado, o tratamento dos dados e a informação ao público".

Na prática, trata-se de uma evolução tecnológica e de gestão do actual modelo de bilhética que está em vigor na HF, mas que é alargado a outros operadores, sejam regionais, nacionais ou europeus". Horários do Funchal

Informa ainda que "depois de implementado este sistema, a Horários do Funchal passa a disponibilizar um cartão único (bilhete ou passe) válido para todos os operadores de transportes públicos".

Prevendo-se estar a funcionar em pleno em meados de 2025, vai também permitir agregar, num único portal, as informações relativas a vários operadores e serviços no domínio do transporte público, simplificando e centralizando o acesso por parte dos utilizadores". Horários do Funchal

A HF refere também que "esta evolução permite ainda aos utentes dos transportes públicos acompanharem em tempo real, on-line e em monitores a bordo, informações sobre viagens realizadas pelos diversos operadores rodoviários como, por exemplo, a localização dos autocarros e o tempo de viagem". 

A empresa avança, desta forma, para soluções de bilhética desmaterializada, cuja implementação vai ser feita de forma gradual, e onde, através de uma aplicação informática, (app GIROGO) será possível comprar bilhetes e, posteriormente, validá-los no autocarro, sem necessidade de qualquer suporte físico". Horários do Funchal

A nota de imprensa adianta ainda que "esta evolução tecnológica exige alterações no terreno e será implementada de forma gradual, nomeadamente na substituição de todas as bilheteiras e métodos de pagamento utilizadas pelos diversos operadores". Um trabalho que, conforme adianta, "vai decorrer nos primeiros 12 meses, a partir do início do processo, sendo que vai ser definido um período transitório de quatro meses, durante o qual vão estar a funcionar, em simultâneo, ambos os sistemas de bilhética de modo a permitir uma migração suave do sistema atual para o novo".

Relativamente aos actuais painéis de informação ao público existentes em algumas paragens, revela que "vão também, de forma faseada, ser substituídos pelos novos equipamentos dotados de capacidade para difundir (através de um software que comunica entre si) dados aos passageiros relativos à circulação dos autocarros dos vários operadores".

A implementação do novo sistema conta com a parceria da empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Faustino Gomes, presidente da TML, realça o orgulho em poder apoiar a HF neste processo de aquisição de competências, quer através da colaboração técnica que pode dar para ajudar a concretizar o sucesso deste projecto, quer pela cedência de ferramentas tecnológicas de gestão de bilhética.

Uma das ferramentas partilhadas é a API APEX, uma aplicação associada ao sistema de bilhética que possibilita introduzir uma camada de abstração entre os cartões de transporte e as aplicações de negócio, permitindo uma uniformização lógica em diferentes sistemas e equipamentos mesmo quando estes têm diferentes origens e configurações, melhorando significativamente o modelo de interoperabilidade.

A estreita colaboração entre as empresas HF e TML, alicerçada inicialmente na comercialização de cartões, reforça-se agora também pela partilha da aplicação de integração de componentes de bilhética, e eventualmente, num futuro próximo, pelo alargamento dessa partilha à plataforma de gestão global do sistema da TML, com verticais como a gestão da relação com o passageiro ou a gestão de parceiros". Horários do Funchal

Faustino Gomes sublinha o desejo que esta parceria e os seus ensinamentos sejam uma peça importante para uma lógica supralocal, talvez regional e idealmente nacional, de um sistema de bilhética unificado, simples de usar e sem barreiras tecnológicas ou geográficas. 

O processo que volta a revolucionar a forma como se viaja de transporte publico na Madeira arranca, esta terça-feira, com a apresentação das empresas que integram o consórcio, LINK CONSULTING; NEVES & NEVES, LDA; POWERQUBIT, numa reunião que acontece na sede da Horários do Funchal.

Esta cerimónia conta com a presença dos membros do Conselho de Administração da HF.

A implementação do sistema integrado de bilhética tem já um calendário definido para as várias fases sendo que, em meados do próximo ano, os utilizadores já vão poder beneficiar das primeiras vantagens deste novo sistema.

Para o sucesso desta operação é fundamental a compreensão e a colaboração dos passageiros neste processo". Horários do Funchal