Madeira

Empresa com raízes madeirenses forma especialistas na banca em Angola

None

A Asseco PST, empresa portuguesa especialista no desenvolvimento de software para o sector financeiro com raízes madeirenses, promove em Outubro um curso de formação para finalistas universitários e recém-licenciados em Angola. O objectivo é apoiar jovens que queiram profissionalizar-se na área bancária.

A formação será conduzida pela Asseco Academy, uma academia de formação lançada pela Asseco PST, em Janeiro de 2018, com o objectivo de formar quadros para o sector bancário. O curso é gratuito para os formandos, sendo os custos integralmente suportados pela empresa.

O objectivo é contribuir para o desenvolvimento de capital humano no País, certificando especialistas locais que, após concluírem o curso com aproveitamento, ficam habilitados a prestar um serviço diferenciado e de maior valor acrescentando. Estes jovens quadros são depois altamente requisitados pelos bancos, ingressando com facilidade no mercado de trabalho.

Denominado PFS Certification Program, o curso vai para a sua sétima edição, consistindo num programa de formação intensiva, com a duração de 240 horas, num período de oito semanas. As aulas decorrem tanto em regime presencial, nas instalações da Asseco PST, em Luanda, como em modo 'on-line'.

O número de vagas previsto para esta VII edição da Asseco Academy é de 15 formandos. As áreas privilegiadas de recrutamento são alunos recém-licenciados ou finalistas em engenharia informática, economia, contabilidade, gestão financeira e áreas afins. Em cada uma das edições anteriores, a empresa recebeu uma média de 800 a 1.000 candidaturas.

Os programas da Asseco Academy são o resultado do nosso compromisso com a formação de profissionais nas várias geografias onde actuamos, em particular no universo da lusofonia. A maioria destes mercados ainda apresenta alguma escassez de recursos humanos na área das tecnologias de informação aplicadas ao sector financeiro, pelo que o nosso esforço é, por norma, bem recebido na área bancária. Daniel Araújo, CEO da Asseco PST

Além dos conteúdos da formação, a empresa disponibiliza salas equipadas com a mais moderna tecnologia, nas suas instalações, e formadores com larga experiência no mercado, de forma que todos os formandos possam aprender em contexto empresarial.

Líder em desenvolvimento de soluções tecnológicas para a banca, a Asseco PST está presente em mais seis mercados, além de Portugal e Angola. São os casos de Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Namíbia e Malta. De raiz madeirense, onde nasceu há mais de 30 anos e ainda hoje tem no Funchal o seu centro de desenvolvimento de software, é uma empresa tradicionalmente exportadora, com a maior parte da facturação a ser gerada fora de Portugal.

No conjunto, a empresa trabalha com mais de 70 instituições financeiras, entre bancos, seguradoras e SFAC’s, contando com uma equipa de mais de 500 colaboradores. Desde 2015, integra a multinacional Asseco Group, um dos maiores fornecedores europeus de software, cotado internacionalmente nas Bolsas de Varsóvia (Polónia), Tel Aviv (Israel) e Nasdaq (Estados Unidos).