5 Sentidos

Cordofones madeirenses no Festival Colombo

É através do grupo 'Varejenta' que este instrumento característico da Região vai marcar presença no festival que acontece no Porto Santo, entre 22 e 25 deste mês

None
Foto DR

O grupo de música tradicional madeirense 'Varejenta' vai actuar, pela primeira vez, no Porto Santo, no âmbito do Festival Colombo, que acontece a partir de amanhã e até domingo na Vila Baleira. No concerto que terá lugar no dia 24, pelas 19h30, no Largo do Pelourinho, não vai faltar o som dos cordofones madeirenses. 

Apresentando um repertório eclético dentro dos temas tradicionais e populares madeirenses, o dueto composto por Lara Nunes e Roberto Moniz vai dar vida ao rajão e à viola d’arame. 

Para Roberto Moniz, mentor do projecto, “esta é uma oportunidade para o grupo se mostrar, não só às gentes do Porto Santo, bem como, a todos os forasteiros que irão passar por este Festival". Além disso, entende que a utilização destes instrumentos é uma forma de "dar mais cor e preenchimento à sonoridade do grupo, por natureza já muito requintada", adiantando que como intérprete sabe da importância de actuar num festival deste carácter e o quão necessário é preparar um repertório adequado, sem deixar as raízes de parte.