Madeira

PSD salientou "papel determinante que as IPSS têm enquanto parceiros do Governo Regional"

None

Cláudia Perestrelo salientou o "papel determinante que as IPSS têm enquanto parceiros do Governo Regional naquelas que são as políticas de apoio social às famílias da Madeira". Isto após o Grupo Parlamentar do PSD ter se reunido, hoje, com a nova Direcção da Associação Santana Cidade Solidária.

A deputada do PSD defendeu, por outro lado, que é crucial perceber que, no caso desta associação, "estamos perante um trabalho feito num concelho disperso, envelhecido e com uma população com cada vez mais necessidades, nomeadamente em matéria de apoio à terceira idade e também de apoio social".

A reunião teve como intuito conhecer aqueles que são os projectos sociais que a Associação Santana Cidade Solidária implementa naquele concelho, sendo que está em causa "uma instituição que tem um lar de terceira idade, por exemplo, que alberga 58 utentes de toda a Região e que tem outro papel, dando cerca de 85 postos de trabalho, num concelho longe da centralidade".

Portanto, é um trabalho de apoio social, de dinamização económica e de resposta laboral". Cláudia Perestrelo

Para os parlamentares do PSD, "existem carências relacionadas com o envelhecimento que são transversais à costa Norte e esta associação tem uma resposta nessa valência, porque presta apoio não só a quem está numa instituição, mas também a quem precisa de cuidados no domicílio, de uma refeição e de um serviço de lavandaria social, para além de outras valências dedicadas por exemplo à educação ambiental".

"Todo o leque de valências que esta associação tem, que presta ao concelho e que, depois, acaba por beneficiar toda aquela que é a dinamização económica da nossa Região" fazem desta Instituição Particular de Solidariedade Social um exemplo, de entre os seus pares, do papel fundamental que têm na manutenção social local e regional, concluiu.