Madeira

PS pretende que Governo Regional esclareça critérios de atribuição de fogos habitacionais

None

O presidente do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, pretende que o Governo Regional (GR) esclareça os critérios de atribuição das habitações que serão construídas com recurso às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Numa conferência de imprensa realizada esta manhã em Câmara de Lobos, local onde serão contruídos 34 fogos habitacionais a custo controlado ao abrigo do PRR, Sérgio Gonçalves deu conta que o GR tem anunciado diversos investimentos deste género pela Região, mas que não torna "públicos os critérios de elegibilidade dos candidatos para que possam aceder a estas casas".

 É fundamental que exista transparência neste processo. Sérgio Gonçalves, presidente PS-Madeira.

O líder refere que a estratégia que o GR tem seguido relativamente à habitação "deixa muito a desejar", acrescentando que existem na Região "mais de 5.000 famílias com carências habitacionais e de 26% da população depender de habitação social".

Atendendo a que os 136 milhões de euros do PRR destinados à habitação resolverão "apenas 30% das carências habitacionais", o presidente do partido socialista questionou qual seria a "estratégia para o sector e o que seria das várias famílias que carecem de uma habitação condigna se não existissem estas verbas".

Acusando o Executivo de não ter conseguido resolver os problemas habitacionais ao longo de décadas, o presidente do PS Madeira frisou que, além do anúncio destes investimentos, “é fundamental que se saiba que critérios existem para a atribuição destes fogos”.

“Ninguém os conhece e é necessário que o Governo Regional informe com a devida transparência, para que estas famílias que necessitam de habitação possam, efetivamente, aceder a estas casas", concluiu.