País

Sismo de 2,7 na escala de Richter sentido hoje na ilha do Faial

None

Um sismo de 2,7 na escala de Richter foi hoje sentido na ilha do Faial, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Em comunicado, o CIVISA indica que o evento, registado pelas 10:30, foi sentido pela população com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Ribeirinha e Pedro Miguel (concelho de Horta).

O abalo foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Salão, Praia do Almoxarife, Flamengos e na cidade da Horta (concelho da Horta).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade de IV, considerada "moderada", os "carros estacionados balançam", as "janelas, portas e loiças tremem" e "os vidros e loiças chocam ou tilintam", podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, descreve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na internet.

Na intensidade III, considerada "fraca", o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", acrescenta o IPMA.