Mundo

Colômbia e Venezuela aprofundam relações com novo embaixador venezuelano

None
Foto DR

O novo embaixador da Venezuela na Colômbia, Félix Plasencia, apresentou hoje as suas credenciais ao Governo de Gustavo Petro, solidificando a reconciliação diplomática entre os dois países vizinhos.

O representante colombiano em Caracas, Armando Benedetti, já havia completado este procedimento na segunda-feira, mas Félix Plasencia só se reuniu hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Colômbia, Álvaro Leiva.

O chefe da diplomacia venezuelana, Carlos Faria, celebrou "este momento histórico".

"Venezuela e Colômbia são povos irmãos. Estamos a caminho de trabalharmos juntos para restabelecer relações que se traduzirão em grandes benefícios para as nossas nações", disse Faria na rede social Twitter.

A chegada de Petro ao poder -- como o primeiro Presidente de esquerda da história da Colômbia -- levou a uma reaproximação sem precedentes entre Caracas e Bogotá, após anos marcados por críticas políticas cruzadas.

Os dois países já estão trabalhar para uma reunião a nível presidencial, em princípio para o mês de outubro, como já havia reconhecido publicamente o embaixador colombiano.

Gustavo Petro assumiu a Presidência da Colômbia em 07 de agosto.