Desporto

Madeira volta ao pódio dos Europeus de SUP

Guilherme Olim e Leonor Jardim junto com o seleccionador Ricardo Rodrigues.
Guilherme Olim e Leonor Jardim junto com o seleccionador Ricardo Rodrigues., Foto DR

Guilherme Olim conquistou hoje a sua terceira medalha nos Europeus de Stand Up Paddle e Leonor Jardim estreou-se no pódio.

Pelo terceiro dia consecutivo a Madeira voltou a subir ao pódio nos Campeonatos da Europa de Stand Up Paddle (SUP).

Na cidade dinamarquesa de Hvide Sande, os jovens madeirenses em representação da selecção lusa voltaram, esta manhã a estar em evidência, desta feita na prova de Maratona na disciplina de Sup Race, escalão júnior.

Guilherme Olim, até ao momento a grande figura da 'frota portuguesa' somou a sua terceira medalha nos campeonatos, a sua segunda de bronze, enquanto Leonor Jardim estreou-se no pódio, também com um terceiro lugar.

Na mais dura prova destes europeus os atletas lusos tiveram pela frente um percurso de 13,5 quilómetros de distância, onde conseguiram desde logo andar na frente da frota.

Na competição masculina o atleta do Ludens Clube Machico andou quase sempre no quinto lugar, mas nos quilómetros finais veio a ser mais forte que os seus adversários conseguindo 'galgar' duas posições e assim conquistar a medalha de bronze, com o tempo total de 1:27:05:62 horas.  O espanhol Lucas Simoncelli veio a conquistar o título europeu com o registo final de 1:25:28:60, enquanto o francês Simon Ackerman veio a ser segundo classificado (1:26:25:36).

Na prova feminina a atleta do Centro Treino Mar, rondou a primeira bóia no segundo lugar, mas logo depois veio a ser ultrapassada pela espanhola Sonia Caimari, fazendo o resto do percurso no terceiro posto até à linha de chegada.

A jovem madeirense que se estreia em provas internacionais pela selecção lusa, tal como Guilherme Olim, concluiu a distância com o tempo de 1:37:38:70 horas. Cecilia Pampinella, de Itália veio a sagrar-se campeão da Europa com o tempo de 1:20:31:19, enquanto Sonia Caimari (Espanha) veio a conquistar a medalha de prata com o registo final de 1:24:00:78.

Ao início da tarde Portugal volta a entrar em acção, desta feita na prova de Maratona destinada à classe Open, através dos madeirenses Tomás Lacerda e Verónica Silva do Clube Naval do Funchal e Paulo Freitas do Ludens Clube Machico