Madeira

Autarcas em fim de ciclo fazem pontaria a lugar na Assembleia ou Governo Regional

None

Dos onze presidentes de câmaras municipais da Madeira, sete não se podem recandidatar nas eleições autárquicas de 2025 devido à limitação de mandatos. Por isso, alguns poderão sair já em 2023, dois anos antes das eleições. É o caso de José António Garcês em São Vicente e de Pedro Coelho em Câmara de Lobos. Há também 25 presidentes de juntas de freguesias que estão de saída. O tema faz a manchete na edição deste domingo do DIÁRIO.

A foto em maior destaque na primeira página acompanha a notícia que revela que o Ministério Público (MP) vai abrir um inquérito ao acidente que se verificou ontem no sítio da Vitória, em São Martinho, que resultou numa morte. Infiltrações fizeram colapsar um muro de suporte que havia nas traseiras de uma casa, fazendo ruir uma furna e soterrando pai, mãe e filha. Cerca de 30 bombeiros estiveram empenhados no resgate. A mulher de 59 anos foi retirada sem vida dos escombros. Os dois feridos (pai e filha) foram para o hospital e apresentam pouca gravidade.

Por amor ao Curral das Freiras e devoção à padroeira, 36 festeiros, metade dos quais emigrantes, pagam 100 mil euros para garantir as festividades em dois fins-de-semana na freguesia mais interior da Madeira. Noutra festa, no Seixal, a falta de policiamento ‘arrumou’ os comerciantes e pôs a Câmara debaixo de ‘fogo’.

Outras notícias desta edição dão conta que o programa ‘Estudante Insular’ já recebeu mais de três centenas de inscrições e que a Câmara Municipal do Funchal (CMF) pediu um reforço de policiamento devido ao aumento da violência na cidade.