Artigos

Geração do iPad

1. O dia 15 de Agosto é um dia grande. Mais do que o divertimento dos arraiais de verão, vive-se a fé nas diversas festividades religiosas. Com maior ou menor envolvência dos paroquianos, entre turistas e os chamados forasteiros, todos procuram a “festa”. Foram 2 anos de pandemia que revelaram a capacidade de resiliência perante o pior dos cenários. A morte. Com fé (para quem a tem) a participação nas festas religiosas até a simples visita à igreja em dia de festa, tem um importante simbolismo e deve ser ensinado aos mais novos. Temos boas tradições na nossa terra que só terão continuidade se os mais novos as entenderem.

Numa altura em que tudo caminha para a distância de um clique, com acessos QR code para simplificar a vida do cidadão em atividades diárias como os horários dos transportes públicos ou a visita guiada num museu, as gerações do iPad não têm dificuldade a este nível. Vivem outros desafios, nomeadamente ao nível da socialização e da construção do seu projeto de vida.

2. Este mês de transição para muitos jovens que procuram o sonho de um curso superior fora de portas, tem o constrangimento do elevado custo de vida das grandes cidades.

Contrariedades ao nível do alojamento podem ser ultrapassadas para quem opte pela Universidade da Madeira, mas por vezes não chega.

Nenhum jovem aos 17/18 anos pode ficar impedido de prosseguir a sua formação por dificuldade económica.

Se calhar, mais do que livros de borla para quem os pode pagar, ou creches de borla para quem as pode pagar, e outras borlas sem olhar à equidade nos acessos, os jovens que sonham com o seu curso superior devem ver garantido o apoio necessário.

Um governo de um país que não olha para as Universidades numa perspectiva de investimento na formação e no futuro dos jovens não é bom.

Votos de sucesso para quem começará esta bonita e marcante etapa de vida!

3. Parabéns a todos os que dedicam + os que dedicaram a sua vida profissional a 50 anos de RTP/Madeira.

Um abraço especial a todos os que contribuem para o cumprimento de serviço público nos programas dedicados à Saúde.

“Perto da Vista, perto do coração”.