Coronavírus Madeira

"Madeira tem sido muito responsável na forma como tem abordado o problema da vacinação da covid-19"

None

O secretário regional da Saúde e  Protecção Civil, Pedro Ramos, disse que "a vacina é a maior arma que temos quando estamos a falar de saúde pública".

A passar um curto período de férias na Ilha Dourada, o governante, disse ao DIÁRIO que "acabamos de passar por uma pandemia, que ainda não acabou na sua totalidade", pois os casos positivos são uma realidade que se vai manter "nos próximos tempos".

A vacinação é muito importante". Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil.

E é importante porque "embora possa não impedir a transmissão, impede a gravidade da doença, hoje em dia, as variantes da covid-19 existentes têm alguma transmissibilidade, mas têm menos perigosidade."

Pedro Ramos disse ainda que a vacina é "sempre recomendável para todos os cidadãos".

A Madeira tem sido muito responsável na forma como tem abordado o problema da vacinação para covid-19, fomos os pioneiros com a introdução para determinados grupos etários e vamos continuar dessa forma. Como sabem a quarta dose está a ser recomendada a todos os cidadãos da Madeira do Porto Santo". Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil.

O reforço será "muito importante", pois segundo o secretário será o "escudo mais importante que teremos para o próximo Inverno".

A máscara não vai se retirada na sua totalidade

A gripe pode vir a ser mais forte no próximo Inverno e nesta questão, Pedro Ramos foi cauteloso: "Essa é a grande incerteza mundial e em termos de saúde pública", porque "os cidadão não contactam com o vírus da gripe", visto estarem a utilizar sempre a máscara.

A máscara não vai ser retirada na sua totalidade, a máscara vai ser recomendada para todos aqueles que têm patologia respiratória, para todos aqueles que se queiram proteger de uma forma diferente porque têm outro tipo de patologia e, naturalmente, que esses sempre que o entenderem devem usar a máscara, Durante a fase Outono/Inverno da gripe na Região Autónoma da Madeira, a máscara será sempre uma arma a ser reutilizável por qualquer cidadão”  Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil..