5 Sentidos

Autocarros da Horários do Funchal circulam com arte infantil a bordo

Fotos DR Ver Galeria
Fotos DR

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística, promoveu o Concurso Internacional de Artes Visuais 'Tesouros da Minha Terra', uma iniciativa que culminou numa exposição coletiva integrada na Semana Regional das Artes 2022, que aconteceu em junho, no Museu de Eletricidade – Casa da Luz, no Funchal.

Este concurso foi promovido no âmbito do desenho/pintura, direcionado a alunos do ensino Pré-Escolar ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de valorizar das Artes Visuais na componente artística, considerando a formação integral da criança.

O tema apresentado 'Tesouros da Minha Terra' surgiu numa perspetiva de retratar os aspetos do património cultural de cada região pois estes são heranças do passado, criadas pelo povo ao longo dos tempos e que constroem a sua história. Assegurar que as gerações futuras conheçam o seu passado, as tradições, a história, os costumes, a cultura, a identidade do seu povo, fazem parte do património cultural todos os monumentos, gastronomia, trajes tradicionais de cada localidade, é uma responsabilidade que não deve ser negligenciada. Como agentes educativos, cabe às escolas e aos professores, trabalhar estes aspetos por forma a colaborar na preservação e transmissão desse legado às gerações vindouras.

Participaram neste concurso 1282 alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos, de estabelecimentos de ensino, públicos e privados, de qualquer país do mundo. Com a abertura deste concurso a participantes de território internacional, foram recebidos 476 trabalhos recebidos, provenientes de 40 escolas de 20 países diferentes: Eslováquia, Roménia, Bulgária, Índia, Cazaquistão, Turquia, Bielorrússia, Irão, Tailândia, Polónia, Lituânia, Eslovénia, Taiwan, Rússia, Hong-Kong, Brasil, Letónia, Hungria, Macedónia do Norte e Sérvia.

Numa parceria estabelecida com a empresa Horários do Funchal, desde o dia 27 de Julho que 25 autocarros circulam com reproduções dos trabalhos dos 9 alunos vencedores deste concurso. Uma galeria sobre que pretende divulgar as produções plásticas dos alunos e apresentar a qualidade estética e técnica que aos mesmos estão associados, valorizando assim o trabalho realizado nas escolas no âmbito das artes visuais. É uma forma de fazer chegar a arte que as crianças fazem a um público mais abrangente.

Assim, por estes dias, no interior dos autocarros podem ser apreciados os trabalhos dos alunos:

Samira Nóbrega, EB1/PE Rancho e Caldeira, Portugal; Tomas Sajko, Slôvak a Jaslicky Mudre Hlavicky, Esvoláquia; Frederico Serrão, Jardim Escola João de Deus, Portugal; Kristian Todorikov, Art-Sttudio "Prikazen Svjat", Bulgária; Ana Carolina Costa, EB1/PE Eleutério de Aguiar, Portugal; Francisca Leonor, EB1/PE Câmara de Lobos, Portugal; Petya Dimitrova, Art-Studio Angel Kanchev, Bulgária; Francisca Gouveia, EB1/PE Caniço, Portugal; e Calebe Rocha, EB1/PE/C Eng. Luís Santos Costa, Portugal.