Madeira

"Ou havia alteração no nome da 'Festa da Lapa' ou não haveria festa"

Presidente da Casa do Povo do Paul do Mar justifica mudança de designação para 'Festival de Gastronomia e Poesia', com candidatura aos fundos comunitários para financiar o evento

A Festa da Lapa ocorre sobretudo no cais da vila piscatória e ruas adjacentes.   Foto Arquivo/Aspress
A Festa da Lapa ocorre sobretudo no cais da vila piscatória e ruas adjacentes.   Foto Arquivo/Aspress

O presidente da Casa do Povo do Paul do Mar justificou ao DIÁRIO a alteração do nome da 'Festa da Lapa' para 'Festival de Gastronomia e Poesia', que se realiza a 15, 16 e 17 de Julho, pelo facto de o evento ter sido candidatado aos fundos comunitários, no caso o PRODERAM, que apenas financia projectos de âmbito agrícola. Paulo Garcês diz mesmo que ou haveria essa mudança de nome ou sem dinheiro não haveria mesmo festa.

Com o formato tal como sempre foi nas anteriores 15 edições, com barracas de comes e bebes, bem como animação musical com artistas convidados, tendo como foco principal o popular marisco, a lapa, que atrai muita gente àquela freguesia da Calheta, a alteração da designação, comunicada esta noite na página de Facebook da Casa do Povo, não agradou e tem gerado muitos comentários negativos.

Paulo Garcês apela mesmo às pessoas para se mentalizarem que, apesar de também preferir a designação tradicional e que ligava as lapas ao Paul do Mar, terra de pescadores, "se não fosse esta alteração não haveria dinheiro para a festa". Garante ainda que todas as entidades com responsabilidade estão a par da mudança, inclusive a Secretaria Regional do Mar e Pescas".

Refira-se que o PRODERAM - Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira visa apoiar, através de fundos comunitários, a agricultura madeirense, pelo que a gastronomia na nova designação implicará a utilização de bens produzidos na terra.

Após dois anos (2020 e 2021) de interregno por causa das restrições no combate à pandemia de covid-19, a 'Festa da Lapa', agora 'Festival de Gastronomia e Poesia', irá decorrer sobretudo na zona do cais, com as barracas, mas também com um cartaz de músicos para animar os residentes e visitantes.