Madeira

Dia Mundial da Conservação da Natureza assinalado pela Câmara do Funchal

None

A Câmara Municipal do Funchal, através do Parque Ecológico do Funchal, comemorou o Dia Mundial da Conservação da Natureza com diversas acções de conservação, tendo a cooperação da Zona Militar da Madeira no controlo de espécies invasoras no Pico dos Melros.

Nesta área é possível observar a Sorveira Sorbus maderensis, um dos endemismos mais raros da ilha da Madeira. Actualmente, o seu estatuto de conservação está classificado em ‘Perigo Crítico’, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. Com base nesta premissa, nos últimos anos, iniciou-se uma acção de conservação, através da reintrodução de indivíduos desta espécie nas áreas potenciais e estudos, com vista à obtenção de novos indivíduos por via seminal.

Com objectivo de sensibilizar os mais novos, foram, também, realizadas visitas ao viveiro de plantas indígenas, para dar a conhecer os trabalhos alusivos à propagação de espécies e a importância destas acções de conservação da flora autóctone, contribuindo para o bom funcionamento dos ecossistemas e consequentemente para o nosso bem-estar.

Paralelamente a estas actividades, os alunos conheceram o Patagarro Puffinus puffinus e o projecto de conservação em curso ‘PUFFINUS LIFE4BEST’, dirigido a uma das aves marinhas mais desconhecidas da Região. Este importante trabalho vem permitir conhecer um pouco mais sobre o ciclo reprodutor desta ave, criando estratégias de protecção que permitam mitigar as ameaças e dar continuidade à presença desta espécie no Parque Ecológico do Funchal.