Madeira

Câmara Municipal do Funchal vai beneficiar em 4,8 milhões de euros com a aposta nas indústrias criativas

None

Tal como o DIÁRIO noticiou na sua edição impressa de quinta-feira, a Câmara Municipal do Funchal vai passar a integrar o consórcio 'eGames Lab', no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este consórcio junta 20 membros regionais e nacionais e um conjunto de parceiros internacionais de renome, entre eles a Amazon for Games e a Playstation. 

Deste modo, na reunião de Câmara desta quinta-feira foi aprovada a adesão a este consórcio, que vai ficar instalado no novo Centro de Cultura e Investigação do Funchal (antigo matadouro), através de quatro salas, onde irá ficar a sede da entidade que vai produzir videojogos e desenvolver trabalhos ao nível de ciência, tecnologia e informática do mais alto nível.

De acordo com Pedro Calado, o Municipio do Funchal será benefeciado com um valor de 4,8 milhões de euros.

Vai permitir que os nossos jovens, sobretudo na área das tecnologias, vão poder trabalhar com empresas de renome internacional, numa zona específica para desenvolvimento de alta tecnologia que será um espaço nosso Pedro Calado, presidente da CMF

Na mesma ocasião, o autarca afirmou que, com os votos contra da Coligação Confiança, a CMF vai avançar para adjudicação 2.ª fase da ETAR, cuja empreitada terá um valor de 16,7 milhões de euros com um prazo de realização de 540 dias. "É um processo que já decorre há algum tempo, já passou por várias fases e agora, finalmente, as obras da 2.ª fase da ETAR vão se iniciar", sublinhou.

Outra das deliberações desta última reunião de Julho, foi aprovada a prestação de serviços de gestão dos sistemas de água residuais da ETAR do Funchal, por um período de 24 meses, com um valor de 1 milhão e 400 mil euros, à mesma empresa que gere actualmente. 

Sobre  a tão problemática ciclovia do Ribeiro Seco, Pedro Calado anunciou que numa das vias será colocada uma faixa destinada, "única e exclusivamente", às  viaturas de segurança, viaturas de transportes públicos, viatura eléctricas bicicletas, sendo que a breve já será colocada a nova sinalética.

Por fim, no próximo dia 21 de Agosto, Dia da Cidade, vão ser atribuídas 60 medalhas de bons serviços e assiduidade a funcionários municipais. "Vamos distinguir 7 funcionários com medalha de ouro, 46 com medalha de prata e 7 com medalha de cobre", explicou Pedro Calado.