Casos do dia

Câmara averigua morte de pombos no Funchal

None

A Câmara Municipal do Funchal informa que está a averiguar a morte dos vários pombos que foram esta manhã encontrados sem vida junto à Sé e no Jardim Municipal do Funchal.

Numa nota emitida, a autarquia referiu que procedeu junto dos serviços municipais à recolha dos animais, tendo enviado para a Direcção Regional de Veterinária para averiguar as circunstâncias.

Lembra ainda que “o município do Funchal tem em curso algumas acções para controlo populacional dos pombos na cidade, que passam pelas seguintes medidas de intervenção: monitorizar e inventariar; monitorização das áreas de nidificação já conhecidas; inventariação/prospecção de novos locais de nidificação, assegurar a manutenção da espécie/controlo populacional, controlo dos efectivos populacionais a médio/longo prazo através da inviabilização de ovos; controlo dos efectivos populacionais a médio/longo prazo através da utilização de milho contracetivo; criação de pombais para alimentação, colocados em locais estratégicos da cidade, sensibilização ambiental, acções de sensibilização relativas à importância do controlo da população desta espécie, chamando à atenção de quem alimenta estas aves, para não o fazer, uma vez que eles têm capacidade para procurar o seu próprio alimento”.

Além destas acções, o município do Funchal tem procedido ao fecho de algumas janelas e áreas de acesso ao interior de edifícios devolutos, locais estes que, em muitos casos é utilizado por estas aves para nidificação.

Para dificultar o poiso e nidificação, o município está ainda a analisar a possibilidade de utilização de repelentes certificados para este efeito, nos locais a seu cargo.

Bombeiros retiram pombos mortos da ribeira

Vários pombos foram hoje encontrados mortos pela cidade do Funchal. Os Bombeiros Sapadores do Funchal foram chamados a retirar algumas destas aves que estavam mortas no interior da Ribeira de Santa Luzia, o que chamou a atenção dos populares, tal como ilustra a fotografia.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo