País

Mais de 1.000 operacionais combatiam fogos de Penacova e Silves às 23 horas

None
Foto Lusa

Mais de 1.000 operacionais combatiam pelas 23:00 de hoje os incêndios nos concelhos de Penacova e Silves, que concentram a maioria dos meios nos oito fogos ativos em Portugal Continental, segundo a Proteção Civil.

De acordo com a informação disponível às 23:00 no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os fogos nos concelhos de Penacova (Coimbra) e Silves (Faro) mobilizavam 1.097 operacionais apoiados por 366 viaturas.

O incêndio que lavra no concelho de Penacova e que obrigou a evacuar um lar e retirar população de aldeias por precaução, segundo a autarquia, ainda está ativo mas as autoridades pretendem dominar o fogo e consolidar grande parte do perímetro durante a noite, referiu fonte da Proteção Civil.

O incêndio deflagrou pelas 14:12 numa zona de mato da povoação de Boas Eiras, na freguesia e concelho de Penacova, e estava a ser combatido por 541 bombeiros, apoiados por 199 viaturas.

Já o fogo de São Marcos da Serra, no concelho de Silves, obrigou ao corte da autoestrada do Sul (A2) e do IC1 (Itinerário Complementar) entre Ourique (Beja) e São Bartolomeu de Messines (Faro), segundo as autoridades.

Durante a tarde, face à progressão das chamas, a Proteção Civil solicitou à GNR a retirada dos habitantes de diversas povoações, nomeadamente, do Monte das Zorras, Alcarias, Novas, Corte Peral, Chaminé, Boião e Casas Velhas, na zona de São Marcos da Serra.

O fogo que deflagra desde as 13:13 encontrava-se a ser combatido por 556 operacionais, auxiliados por 199 viaturas.

Também ativo, o fogo na Serra do Marão, em Senhora da Serra, concelho de Santa Marta de Penaguião (Vila Real) estava a mobilizar 80 operacionais, apoiados por 23 viaturas.

Os oito fogos ativos pelas 23:00 concentravam um total de 1.335 operacionais, apoiados por 430 viaturas.

Em resolução estavam quatro fogos, que mobilizavam ainda 163 operacionais, apoiados por 47 viaturas.