Madeira

Madeira recebeu duas dezenas de vacinas para a 'Monkeypox'

Até ao momento foram identificados três casos de infecção pelo vírus 'Monkeypox'. Os três homens estão bem e a cumprir isolamento no seu domicílio

None

A Madeira recebeu, na semana passada, duas dezenas de doses da vacina para a 'Monkeypox', também conhecida como  'Varíola dos Macacos'.

Pedro Ramos revelou que as vacinas destinam-se aos contactos próximos dos casos identificados, pelo que a Região só iniciará a sua administração após sinalização feita pelos doentes já conhecidos. 

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil falava à margem do rastreio à hepatite C promovido na manhã desta segunda-feira pelas autoridades de saúde regionais, dando conta de que os três doentes até agora identificados na Madeira estão bem e a cumprir isolamento domiciliário, de modo a evitar a propagação da doença. 

Além disso, o governante esclareceu que número de vacinas recebidas pela Madeira foi adequado à realidade regional, havendo abertura da Direcção-Geral da Saúde para disponibilizar mais doses se tal se vier a verificar. Para já, ainda não terão sido referenciados contactos pelos doentes madeirenses, pelo que a vacinação ainda não aconteceu. 

Há dois dias, a 'Monkeypox' foi declarada emergência de saúde pública global pela Organização Mundial da Saúde. 

Monkeypox declarada emergência de saúde pública global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta, quando estão notificados mais de 16 mil casos em 75 países.