Madeira

"Vale a pena reflectir sobre como mudou o nível de segurança do centro do Funchal"

None

Num comunicado enviado, a Iniciativa Liberal (IL) toma uma posição relativamente à segurança, principalmente na cidade do Funchal.

"No espaço de uma semana houve cinco agressões graves na Madeira, três delas por esfaqueamento", refere o partido.

O consumo de drogas, bem como o abuso do álcool, constituem uma ameaça à democracia e ao desenvolvimento, pois são factores de criação de dependência. Vale a pena reflectir sobre como mudou o nível de segurança do centro do Funchal e em algumas freguesias. Onde antes a avaliação e mitigação de riscos eram consideradas algo assente, agora a situação está completamente descontrolada". Iniciativa Liberal.

O partido considera que é urgente "sentar polícia, agentes judiciais, câmara e governo à volta de uma mesa para que a situação actual seja rapidamente mitigada".

A adopção de avaliações dinâmicas de risco e tomada de decisões para reduzir ameaças e riscos é urgentíssima. Estes não são conceitos novos. Se aqueles que têm a responsabilidade de proporcionar segurança, seja ela real, seja ela percepcionada, não o fizerem, a situação só irá piorar". Iniciativa Liberal.

Por isso, torna-se necessário entender as "ameaças e vulnerabilidades" e agir em conformidade, sugere o Iniciativa Liberal.

Relativamente ao Funchal, o "eixo que vai do Largo Jaime Moniz até à Sé" transformou-se num "mercado de venda e consumo de drogas e álcool" que acarretam problemas de segurança, propriedade privada e visibilidade.

"Não temos soluções milagrosas, mas estas existem e terão sempre que ser o resultado de conversas descomplexadas e abertas entre entidades responsáveis que, irresponsavelmente, continuam de costas voltadas", refere o partido.

Assim , a IL considera que devam ser combatidas, "com a maior eficiência possível o tráfico, alertar os estabelecimentos da zona para ajudem a controlar a venda de álcool, maior presença física das autoridades, criar equipas móveis de saúde (física e mental) de intervenção rápida, parecem-nos algumas medidas importantes tomar no imediato".

Relativamente ao papel da escola, o comunicado refere que esta tem um papel fundamental na prevenção destes fenómenos: "Devem ser envidados todos os esforços no sentido de termos uma comunidade escolar informada do perigo que a droga e o álcool representa".

Os serviços prisionais devem ser também chamados, uma vez que uma parte significativa da população prisional está ligada, directa ou indirectamente, à criminalidade induzida pela droga e/ou pelo álcool". Iniciativa Liberal.

Uma outra medida a ser tomada deverão ser os "programas funcionais de recuperação" para que possam oferecer terapia "cognitivo-comportamental, aconselhamento intensivo individualmente e em grupo, programação espiritual e tratamentos de substituição".

 Com ambição será possível identificar mercados de drogas e traficantes de rua, agir com rapidez minorando problemas, fazendo assim valer que estas actividades têm de parar e depressa". Iniciativa Liberal.

O partido reforça o esforço colaborativo entre as polícias, "serviços prisionais, prestadores de cuidados médicos e de saúde mental, agentes da justiça, ONG’s, Governo Regional e Câmara Municipal do Funchal, para trazer uma resposta rápida àquilo que consideramos um verdadeiro flagelo".

A concluir, a IL refere que o diagnóstico tem de ser feito "o mais rapidamente possível e nunca o será se as partes não se entenderem em volta de soluções".