5 Sentidos

OCM homenageia compositor Francisco Sá Noronha em concerto no Vidamar Hotel

O violinista Luís Cunha é um dos solistas convidados.
O violinista Luís Cunha é um dos solistas convidados.

A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) apresenta, neste sábado, pelas 18 horas, no auditório Sunrise do Vidamar Hotel Madeira, um concerto especial em homenagem ao compositor português Francisco de Sá Noronha, obras com orquestrações modernas de César Viana, e cujo programa também irão fazer parte dois grandes nomes da história da música ocidental, do período clássico, Mozart e Beethoven.

Este concerto será dirigido pelo Maestro convidado Evan-Alexis Christ e contará com a participação dos Solistas convidados, os violinistas Eliot Lawson e Luís Cunha, integrado no projecto 'Descobrir Noronha' e financiado pela Direção Geral das Artes, numa parceria entre a Musicamera Produções e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas/Orquestra Clássica da Madeira.

O projecto 'Descobrir Noronha' tem com o objectivo "inscrever Noronha na nossa história colectiva", refere a OCM em comunicado de imprensa.

"Francisco de Sá Noronha foi autor de um importante projeto de ópera nacional, compôs duas óperas baseadas em obras de Garret - Beatriz de Portugal e O Arco de Sant’Ana – e foi criador de numerosas operetas, algumas delas muito ao gosto do Brasil, onde viveu intermitentemente cerca de 30 anos. Noronha foi também o nosso mais importante violinista virtuoso do século XIX" Norberto Gomes, Director Artístico da OCM

Neste tributo a Francisco de Sá Noronha, o público terá a oportunidade de ouvir a Abertura "As Bodas de Fígaro" K.492 de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); três obras do compositor português Francisco de Sá Noronha (1820-1881), Fantasia sobre um Tema Original, Variações de "Domino Noir" e Allegro de Concerto; e, a Abertura "Coriolano" op.62 de L. van Beethoven (1770 - 1827).

"Esta que é a nossa música, é a música que temos para si. Será um concerto interpretado com intensidade e paixão, onde os músicos da nossa orquestra, juntamente com Evan-Alexis Christ e os violinistas Eliot Lawson e Luís Cunha, gratos pela generosidade com que têm sido tocados pela música, vão brindar o público com um concerto brilhante e inesquecível." Norberto Gomes, Director Artístico da OCM

Os bilhetes custam entre 20 e 5 euros e estão disponíveis na Loja Gaudeamus - Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros (próximo da Igreja do Colégio e da Câmara Municipal do Funchal) de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. E no dia 16 de Julho, no local do concerto a partir das 16 horas, explica a OCM.

PROGRAMA

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Abertura "As Bodas de Fígaro" K.492

Francisco Sá de Noronha (1820 - 1881)

Fantasia sobre um Tema Original

Variações de "Domino Noir"

L. van Beethoven (1770 - 1827) - Abertura "Coriolano" op.62

Francisco Sá de Noronha (1820 - 1881) - Allegro de Concerto

*Maestro Evan-Alexis Christ*

Evan-Alexis Christ, um dos principais maestros da sua geração, ganhou reconhecimento pelos seus inovadores programas de concerto e repertório. Tendo dirigido todo o repertório standard para orquestra, os ciclos com as integrais das sinfonias de Mahler e Beethoven foram recebidos com especial aclamação pela crítica. Além disso, dirigiu 60 apresentações de estreias mundiais e inúmeros concertos de fusão.

Evan-Alexis Christ foi Diretor Musical da Ópera Estatal de Brandemburgo em Cottbus entre 2008 e 2018, tornando-o na época, um dos mais jovens maestros na Alemanha. Esta orquestra teve um grande desenvolvimento neste período, com a gravação de vários CDs assim como tournés internacionais pela primeira vez nos seus 100 anos de história. Em 2011, a orquestra ganhou o prémio das editoras (Boosey e Hawkes, Peters, Breitkopf, etc., pelo melhor programa de concertos de todas as orquestras alemãs. Em 2010, os cidadãos da cidade de Cottbus votaram em Christ como persolnalidade do ano em Cottbus. Nos concertos regulares por assinaturas, o público passou de 70 a 95% da capacidade sob sua liderança. De 2009 até 2018, esta orquestra apresentou obras em estreia mundial em todos os concertos de subscrição. Depois de uma breve passagem em 2003 como ensaiador vocal no Portland (OR), Opera, Evan Christ foi o 1º Kapellmeister e Diretor Musical Associado na Würzburg Opera entre 2003 e 2005. De 2005 a 2008, foi o Kapellmeister principal na Wuppertal Opera.

Dirigiu internacionalmente mais de 50 orquestras e Teatros de Ópera, mais recentemente, a Orquestra Deutsche Sinfonie Berlin, Filarmónica de Zagreb, Frankfurt Radio Symphony, Deutsche Oper Berlin e a Orquestra Filarmónica de Bremen.

Evan-Alexis Christ realizou mais de 50 produções teatrais, incluindo Ring, Elektra, Wozzeck, Salome, Fidelio, todas as principais Óperas de Mozart e numerosos repertórios italianos e franceses.

Estreou-se no Festival de Salzburgo no verão de 2011, dirigindo a Ópera de Salvatore Sciarrino, Macbeth, com o Klangforum Wien.

Nascido em Los Angeles, oriundo de uma família de músicos, Evan-Alexis Christ passou a sua infância em Las Vegas, onde a sua mãe era concertino para a MGM Grand Celebrity Room Orchestra, acompanhando muitos dos artistas da “velha guarda”, como Rat Pack, Elvis, Liberace, etc. Inicialmente começou a tocar oboé e piano e posteriormente a estudar matemática e composição na Universidade de Harvard. A sua formação em direção de orquestra foi realizada no Conservatório de Música de Leipzig.

Solista*Eliot Lawson*Violinista

Eliot Lawson é um violinista de nacionalidade luso-americana, nascido no ano de 1978 em Bruxelas. Em 1989 foi selecionado por Sir Yehudi Menuhin para estudar na sua escola em Londres, mas prosseguiu os seus estudos musicais com L. Souroujon, H. Krebbers, I. Oistrakh, JJ. Kantorow, I. Grubert, P. Vernikov e Nelli Shkolnikova. Obteve com a maior distinção o Bachelor e Master no Conservatório de Roterdão, o Master do Conservatório de Bruxellas, o Artist Diploma na Indiana University e o diploma de virtuosity da Scuola di Musica di Fiesole.

Foi escolhido, de entre 250 outros violinistas e teve a rara oportunidade de tocar para Lorin Maazel cuja reação foi "you are a marvellous violinist and a very fine artist".

Participou em vários concursos com sucesso : 1° Prémio no Jong Talent, no Jong Tenuto 1988, no Concurso de Beriot 1989 e 1996, no Prémio Jovens Músicos – RDP 1996 e no concurso internacional Dexia 1996; 2° Prémio do concurso de Herman Krebbers 1995; 3° Prémio e o Prémio de interpretação no concurso internacional Julio Cardona 1997 e 2001, finalista no Concurso Vieuxtemps 1998, no concurso P. Lantier 1999, no concurso Brahms 1999 e no Maasmond 2002; Prémio do melhor semi-finalista no Concurso Mozart Internacional 1991, no concurso Tibor Varga 1998 e no Prémio Vittorio Gui 2002.

Deu concertos no mundo inteiro e tocou em venues festivais e eventos como a sala Singel, a sala Elisabeth, Bozar (Bruxelas) , Dias de Musica (Lisboa), Festival de Flandres, Ars Musica, Théatre Varietés (Paris), Théatre Sebastopol (Lille), Festival de Valónia, Festival de Bretanha, Festival Roussel, Centro Cultural de Belém (Lisboa), Bruges 2002, Cidade da Cultura do Festival Europa, de Doelen (Roterdão), Concertgebouw Amesterdão, Concertgebouw Tilburg, Jeunnesses Musicales, Jeugd en Muziek, para a Rádio e Televisão Portuguesa, para Canvas, Klara, RTBF, Musique 3.

Eliot apresentou-se como solista com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica de Sófia, Orquestra de Câmara da Valónia, Orquestra Juvenil da Covilhã, Orquestra Sinfónica do Porto, Euregio Orquestra, Orquestra Sinfónica Flamenga, Orquestra Nacional da Bélgica, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica de Lovaina, Orquestra Sinfónica de Bonn, Juventude e Música de Antuérpia, Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Filarmónica Real de Flandres, Middle Tennesee Symphony, Orquestra do Minho, entre outras.

Eliot constitui com a sua irmã, a pianista Jill Lawson, um Duo permanente, tendo gravado vários CDs para labels como a Cypres, Fuga Libera, Festival Roussel, Brilliant Classics, que mereceram excelentes críticas em revistas da especialidade, como a Diapason, Crescendo, The Strad, Le Monde de Musique, Le Soir.

É convidado regular para lecionar Masterclasses na Bélgica, em Portugal, na Itália, no Luxemburgo, em França e nos Estados Unidos da América. É professor de violino no Conservatório de Amsterdão, Conservatório de Mons, na Universidade do Minho e na Scuola di Musica di Portogruaro. Conclui actualmente o seu PHD na Universidade de Évora.

Solista*Luís Pacheco Cunha*Violinista

Actua como recitalista, músico de câmara e solista na maioria das cidades portuguesas, em Espanha, França, Suiça, Alemanha. Realizou tournées de concertos na Bélgica, Holanda, Inglaterra, Escócia, Irlanda, URSS/CEI e em Angola e gravou para a RDP, RTP, TVI e GOSSTELERADIO (Rússia). Cursou o Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, a International Menhuin Music Academy, em Gstaad, Suiça, estagiou em Londres, França, Finlândia, com formadores como Zorya Chikhmourzaeva, Yossi Zivoni, Vasco Barbosa, Mikhail Kopelman, Sandor Végh, Yehudi Menhuin, Maria João Pires. Realizou, com Jean - Sébastien Béreau, um Estágio em Direcção de Orquestra, em Lisboa.

Foi membro das Orquestras Gulbenkian e do Teatro de São Carlos e concertino da Orquestra Sinfonia B, da Heidelberger Kammerorchester, da Orquestra da CNB da Orquestra do Festival MusicAtlântico e da Camerata Musicamera. Promove e actua em projetos pluridisciplinares de teatro musical tais como “Música para Pais e Filhos”, “Danças”; ou “O Navio dos Rebeldes”. Dirigiu, em 2008, no Teatro da Trindade, uma versão “revisitada” da ópera “Orfeu” de Gluck e, em 2009, no Centro Cultural de Belém, o “Dido e Eneias” de Purcell.

Colaborou com Mísia no seu projeto de homenagem a Carlos Paredes – “Canto” - em recitais em quatro continentes. Gravou ainda com a fadista os álbuns “Drama Box”, “Lisboarium”, “Senhora da Noite” e “Pura Vida”.

É membro fundador e 1º violino do Quarteto Lopes-Graça. É professor de violino e música de câmara na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. Dirigiu a classe de Orquestra do Conservatório Metropolitano. Lecionou Didática e História do Violino na Universidade de Évora, Cursos de Formação de Docentes do Ensino Artístico Especializado e fundou, em 2008, os Cursos de Música do Pendão. É atualmente diretor artístico das Master - Classes ZezereArts, no Convento de Cristo, em Tomar. Em 2016 assumiu a Direção Artística do Ciclo de Música no Convento dos Capuchos e em 2017, a Coordenação Artística e Produção Executiva da Ópera Soror Mariana Alcoforado, do compositor Amílcar Vasques-Dias, apresentada em Almada e em Évora. No Verão de 2019 foi responsável pela Direção Artística e de Produção da Ópera Geraldo e Samira, que se apresentou no Festival Artes à Rua, em Évora.