Mundo

Alexei Navalny anuncia Fundo Internacional contra a Corrupção

None
Foto AFP

O oposicionista russo, Alexei Navalny, que está preso, anunciou hoje a criação de um Fundo Internacional contra a Corrupção, integrado por personalidades como o filósofo Francis Fukuyama ou a vencedora de um Prémio Pulitzer Anne Applebaum.

"O fundo será completamente transparente. O primeiro donativo para a sua existência é o [dinheiro do] Prémio Sakharov que o Parlamento Europeu me atribuiu", avaliado em 50 mil euros, informou o próprio, na rede social Twitter.

O anterior Fundo de Luta contra a Corrupção, fundado por Navalny em 2011, foi liquidado por decisão judicial em 2021, depois de ser considerado extremista.

O oposicionista, autor de várias investigações sobre o enriquecimento de dirigentes russos, garantiu que as autoridades de Moscovo não conseguiram destruir a sua organização, que agora se reconverte em fundação global.

Navalny adiantou que a direção da nova organização vai ser integrada, além de Fukuyama e Applebaum, pelo ex-primeiro-ministro belga e eurodeputado Guy Verhovstadt e pela sua esposa, Yulia Naválnaya.