Madeira

“Falta estratégia do Governo na resolução dos problemas do Porto Santo”, denuncia PS

None

O líder do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, denunciou, hoje, a falta de estratégia do Governo Regional na resolução dos problemas que afectam a ilha do Porto Santo e apontou várias soluções com vista a ajudar a fixar a população e combater o despovoamento, entre as quais o apoio à criação de emprego qualificado e à habitação, a par dos incentivos fiscais e da valorização do setor primário.

No final de uma visita de dois dias à ilha dourada, onde, no âmbito do roteiro ‘Compromissos e Soluções’, promovido pelo Grupo Parlamentar do PS, foram efectuadas visitas a várias empresas e a explorações agrícolas, o presidente do PS-Madeira lamentou a falta de soluções concretas por parte do Executivo para a resolução dos problemas locais, aproveitando para criticar o esbanjamento de milhões de euros em infraestruturas que não funcionam, das quais são exemplo o estádio de desportos de praia, o Penedo do Sono e o projecto das microalgas.

Referindo-se à agricultura, Sérgio Gonçalves disse ser incompreensível como é que, “depois de tantos investimentos, de tantos milhões, o Porto Santo não dispõe ainda de uma rede hídrica que seja suficiente para suportar as necessidades de água para o cultivo de vários produtos regionais, que poderiam ser produzidos aqui no Porto Santo e depois exportados, dada a sua elevada qualidade”.

O responsável focou também o problema do despovoamento, que afecta particularmente o Porto Santo e os concelhos da costa norte da ilha da Madeira. Neste sentido, lembrou que o Partido Socialista conseguiu a aprovação, em sede de Orçamento do Estado, de uma medida que inclui a Madeira e o Porto Santo nos territórios de baixa densidade e que poderão, por essa via, usufruir de benefícios fiscais, nomeadamente em sede de IRC para as empresas, faltando o Governo Regional definir quais serão essas áreas.

Não obstante, além disso, Sérgio Gonçalves frisou ser necessário implementar medidas de apoio para a criação e emprego qualificado, nomeadamente no âmbito da inovação (onde podem ser utilizados fundos do próximo Quadro Comunitário), mas também políticas de apoio à habitação, para que os jovens possam se fixar e constituir família.

De referir que, além do roteiro ‘Compromissos e Soluções’, o PS desenvolveu também mais uma iniciativa da ‘Academia PS’, desta feita subordinada à temática do ‘Ambiente e Sustentabilidade’, que teve como oradora a deputada Sílvia Silva.