A Guerra Mundo

Zelensky exorta União Europeia a acelerar processo de adesão

None
 EPA/SERGEY DOLZHENKO

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, exortou hoje a União Europeia (UE) a acelerar o processo de adesão e a virar a página sobre a atual "zona cinzenta", porque a situação atual representa uma "tentação" para a Rússia.

O presidente ucraniano pediu que as palavras se transformem em ações, durante um discurso à distância perante o parlamento de Copenhaga, no qual reiterou algumas das mensagens que vem transmitindo desde que Kiev solicitou formalmente a adesão.

"Se as pesquisas mostram que 71% dos europeus veem a Ucrânia como parte da família europeia, por que alguns políticos hesitam em nos permitir avançar para a UE?", questionou Zelensky, sem nomear os céticos.

"Precisamos passar das palavras de que a Ucrânia faz parte da família europeia para a ação. Nas próximas semanas, a UE pode dar um passo histórico que mostrará que as palavras sobre a pertença do povo ucraniano à família europeia não são vazias", afirmou.

A Comissão Europeia pretende começar a estudar na próxima semana a adesão da Ucrânia, bem como a da Geórgia e da Moldávia, o que deverá resultar num parecer sobre se estão ou não reunidas as condições para iniciar o processo de adesão.

Bruxelas pretende adotar o parecer sobre integração dos três países na UE antes da reunião de chefes de Estado e de Governo nos dias 23 e 24 de junho.