Madeira

Comemorações do 10 de Junho arrancam no Palácio de São Lourenço

A cerimónia oficial do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Madeira já começou com o Hastear da Bandeira Nacional na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses junto ao Monumento ao Emigrante Madeirense.

Seguiu-se a cerimónia de colocação de flores junto ao mesmo monumento, com a presença de entidades civis e militares, lideradas pelo Representante da República na Madeira.

Neste momento, actua a Banda Militar da Madeira no pátio central do Palácio de São Lourenço, posicionando-se os convidados no Salão Nobre para a cerimónia de condecoração definidas pelo Presidente da República.

Este ano serão condecoradas três personalidades da madeirenses e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM). Rui Alexandre Carita Silvestre, Ana Maria Alves Gouveia, José Maurício da Silva Melim, serão agraciados, respectivamente, com o Grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e Grau de Comendador da Ordem do Mérito. O SESARAM receberá o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito.

Presidente da República condecora personalidades da Madeira e SESARAM no Dia de Portugal

Três personalidades da Madeira e uma instituição serão distinguidas

Antes, actuará o Coro de Câmara da Madeira, sob direcção da maestrina Zélia Gomes. O Representante da República na Madeira, Ireneu Barreto irá proferir um discurso a propósito deste 10 de Junho.

Confira aqui o restante programa das comemorações do Dia de Portugal em 2022:

Tome nota da agenda desta sexta-feira, 10 de Junho

Comemorações do Dia de Portugal:

No ano passado, as celebrações do Dia de Portugal decorreram na Madeira, com um programa intenso, durante três dias, que terminou com a cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho, no Funchal.

Marcelo Rebelo de Sousa fez uma intervenção de 15 minutos, em que pediu para se reconstruir "o tecido social ferido pela pandemia" e para não se desperdiçar fundos europeus transformando-os numa "chuva de benesses para alguns".

O Presidente da República homenageou as Forças Armadas, através do seu Estado-Maior-General e dos estados-maiores dos três ramos, pela intervenção no período de pandemia, atribuindo-lhes as insígnias de membro honorário da Ordem Militar de Cristo.

Simbolicamente, escolheu a médica Carmo Caldeira, directora do serviço de cirurgia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, para presidir à comissão organizadora do 10 de Junho de 2021 e prestou homenagem, uma vez mais, aos profissionais da saúde.

Marcelo Rebelo de Sousa tem dedicado as suas intervenções nesta data à exaltação do povo e de Portugal, falando numa pátria de caráter universal, com elogios aos portugueses emigrantes, e sem esquecer as Forças Armadas.

Em 2021, defendeu que deve haver "ainda mais aposta no mar" como espaço geoestratégico e considerou necessário "prosseguir e melhorar" os passos já dados para o exercício do voto dos emigrantes "de modo a não se tenha de percorrer milhares de quilómetros para o exercer".