Madeira

CDU quer promover amplo debate público sobre projecto do teleférico no Curral

Ricardo Lume agendou audição pública para 4 de Junho, no Dia Mundial do Ambiente, e desafia todos a participar

None

A CDU defendeu a necessidade de se "equacionar o custo-benefício" do investimento de 35 milhões de euros num Parque de Aventuras Radicais que inclui um teleférico entre o Curral das Freiras e a Boca da Corrida e pretende promover uma audição pública no parlamento madeirense, no Dia Mundial do Ambiente, a 4 de Junho.

Os comunistas estiveram, este sábado, no miradouro da Boca da Corrida na freguesia do Jardim da Serra para promover um "amplo debate" e apresentar uma iniciativa de Audição Pública sobre os impactos e incidências de uma eventual implantação do sistema de teleféricos no Curral das Freiras/Jardim da Serra.

A Audição Pública terá lugar no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, a 4 de Junho, pelas 16h.

"Para esta iniciativa, que é promovida na ligação próxima ao Dia Mundial do Ambiente (que se comemora a 5 de junho), estamos a convidar diversas organizações e instituições, assim como personalidades com relação directa com as abordagens relacionadas com as questões ambientais, com o movimento ecologista, com os estudos técnico-científicos da geologia e da prevenção de riscos, para que possam intervir e trazer as suas competências e contributos analíticos para o debate de interesse público sobre o que está em causa no projectado sistema de teleféricos", declarou Ricardo Lume, deputado da CDU.

Entende que a construção de uma infra-estrutura desta dimensão numa zona protegida traz impactos ambientais que não devem de ser desvalorizados que podem pôr em causa o património Ambiental da Região, nomeadamente a fauna e a flora.

"É necessário equacionar o custo-benefício da implementação de um Parque de Aventuras Radicais que inclui um teleférico entre o Curral das Freiras e a Boca da Corrida com esta envergadura, que custará mais de 35 milhões de euros, numa zona com especificidades geológicas que podem condicionar a segurança das populações", considera o deputado comunista.

Defende a necessidade de se equacionar o custo-benefício para as populações das localidades visadas e o seu impacto na economia local.   

"Estas são questões fundamentais a serem debatidas e é nesse sentido que vamos promover o mais amplo debate sobre esta matéria e convidamos  toda a população interessada a participar  na Audição Pública que vamos promover no próximo dia 4 de junho pelas 16h na Assembleia Legislativa da Madeira", desafiou Ricardo Lume.