5 Sentidos

Livro ‘Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha. Sete Décadas de História’ apresentado amanhã

None

Realiza-se amanhã, pelas 18h30, na Casa do Povo da Camacha, a apresentação do livro ‘Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha. Sete Décadas de História’.

Esta obra é o resultado de um cuidado trabalho de investigação, recolha, compilação e registo de informação, até aqui dispersa. Dessa forma, de ora em diante,  este livro constitui “uma importante fonte organizada de informação acerca do mais antigo grupo de folclore da Ilha da Madeira, constituindo também, por conseguinte, um relevante contributo para a compreensão da história do movimento folclórico no arquipélago da Madeira e no país". 

Da fundação às representações deste grupo na Região, no território continental português e no estrangeiro, passando pelas figuras mais emblemáticas e pela sua actividade “fora de palco” em prol da cultura tradicional madeirense; do passado ao presente e a partir de um ponto de vista exterior ao grupo, o autor, Duarte Mendonça, percorre minuciosamente, os diversos registos escritos, mas também fonográficos e iconográficos, para relatar o percurso e trabalho deste grupo, que, muitas vezes, se cruza com a própria história recente da ilha da Madeira.

A apresentação da publicação, cofinanciada pelo Proderam e pela Câmara Municipal de Santa Cruz, ficará por conta do ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim. Conta ainda com o contributo precioso da artista visual Rosa Moniz, no grafismo e da fotógrafa Georgina Abreu na fotografia, aspecto que expressa aquele que é, na actualidade, o empenho do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, de promover uma aproximação entre as expressões artísticas contemporâneas e o património cultural tradicional e popular madeirense.