Madeira

Livro 'Agrodiversidade, Variedades Regionais da Madeira' apresentado esta quarta-feira

O lançamento terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal da Ribeira Brava, pelas 11h30, e será aberto ao público

None

O ISOPlexis, Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, em parceria com a Associação da Costa Oeste (ACOESTE), apresenta, amanhã, 4 de Maio, o livro 'Agrodiversidade, Variedades Regionais da Madeira'.

O lançamento terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal da Ribeira Brava, pelas 11h30, e será aberto ao público.

O projecto foi desenvolvido pelo ISOPlexis, em parceria com a ACOESTE, e pretende dar a conhecer ao público em geral,algumas das principais variedades regionais, que foram desenvolvidas pela agricultura madeirense.

Este inclui uma monografia (livro) e um caderno de campo.

O caderno de campo auxiliará os agricultores na identificação dos recursos genéticos que têm nas suas explorações ou do património genético disponível, caso pretendam produzir produtos regionais genuínos.

A monografia procura atingir um público mais amplo, em especial todos os agentes que intervêm no sector agrícola e agroalimentar e os consumidores, principais utilizadores dos produtos da terra, procurando promover neles o interesse por este património. E, de um modo geral, procura reunir e divulgar os conhecimentos, não só sobre as culturas e suas variedades, mas também sobre a sua história, valor etnográfico, agronómico e económico.

O projecto foi cofinanciado pelos fundos do Proderam2020, através de uma candidatura na ADRAMA.

Desde 2018, o ISOPlexis e a ACOESTE são parceiros em diversos projectos na área da formação e investigação agrícola da Região Autónoma da Madeira, tendo já previsto a organização de dois seminários, a se realizar ainda durante o ano de 2022.

O principal objectivo desta parceria é transferir o conhecimento científico resultado da investigação realizada neste centro de investigação da Universidade da Madeira e o sector agroalimentar regional.