Madeira

Madeira reúne especialista para reflectir sobre formação de adultos

None

Realiza-se nos dias 12 e 13 de Maio de 2022, o Fórum  de Reflexão – A Educação e Formação de Adultos e o Contexto Europeu, a decorrer no Caniço e em Câmara de Lobos, respectivamente.

Este Fórum insere-se no plano de disseminação dos projetos ERASMUS+ Adultos (KA1) da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre e da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço e "justifica-se pela urgência do debate em torno do ensino de adultos na Madeira, em Portugal e na Europa", sinaliza a organização.

"Pretende-se igualmente responder às necessidades de formação dos profissionais que trabalham com públicos adultos, nomeadamente dos formadores e mediadores  dos cursos EFA e  dos técnicos de RVC", acrescenta em nota divulgada hoje.

Com este Fórum visa-se "estimular a dinâmica das escolas, apostando na formação estratégica dos seus quadros de direção e de gestão intermédia e formadores/mediadores de adultos de modo a obterem-se resultados mais potenciadores de mudança", sinaliza. "Assume-se como objetivo base o combate à iliteracia, a promoção da aprendizagem ao longo da vida, a melhoria das aprendizagens dos adultos e da sua formação, disseminando a informação".

Assim, resumindo, os objectivos principais são "Disseminar as aprendizagens  dos projetos ERASMUS+ KA1; Debater a importância da Aprendizagem ao Longo da Vida; Conhecer diferentes metodologias relacionadas com a Educação de Adultos, na Madeira, em Portugal e  na Europa; Identificar na educação de adultos a   importância da formação formal, não formal e informal; Refletir sobre a Educação e  Formação de Adultos  em Portugal e na Europa; Participar de forma ativa, na identificação de problemas relacionados com a Educação e Formação de Adultos; Analisar metodologias inovadoras no âmbito da Educação e Formação de Adultos; Partilhar experiências e trocar opiniões sobre a Educação de Adultos; Conhecer o Programa Erasmus + - Adultos; Conhecer os projetos KA1, KA2 e KA3 – Adultos desenvolvidos na Região Autónoma da Madeira; e Apresentar exemplos de boas práticas na Educação e  Formação de Adultos".

Ao longo dos dois dias os participantes terão a oportunidade de ouvir vários especialistas na área da Educação e Formação de Adultos, a nível nacional e  regional, "com destaque para o Professor Doutor Domingos Caeiro (Universidade Aberta), o Professor Doutor António Moreira  (Universidade Aberta), a Professora Doutora Susana Oliveira (AEEA), o Dr. Armando Loureiro (Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos - APEFA), a Dra. Sara Estudante Relvas (Instituto para a Qualificação), a Dra. Sara Cerdas (Deputada em funções no Parlamento Europeu), entre conceituados oradores. Destaque igualmente  para a apresentação de projetos de boas práticas a  nível regional e nacional, inseridos no Programa ERASMUS+", realça.

A sessão de abertura contará com as presenças do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, do presidente do Conselho Executivo da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Armando Morgado – Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, do presidente do Conselho Pedagógico e Coordenador dos Projetos ERASMUS+ Adultos  da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, Rafael Martins, e do coordenador dos Cursos EFA da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Henrique Amorim.

A sessão encerramento será precedida pelo presidente da Assembleia Regional da Madeira, José Manuel Rodrigues, bem como com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, do presidente do Conselho Executivo da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, Zulay Freitas, do presidente do Conselho Pedagógico e Coordenador dos Projetos ERASMUS+ Adultos  da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, Rafael Martins, e do coordenador dos Cursos EFA da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Henrique Amorim.