Desporto

Jardim Municipal é palco de homenagem ao professor

Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar começa às 21h30

None Ver Galeria

Este ano os docentes são os protagonistas da Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar.

A iniciativa realiza-se em moldes diferentes, num ano em que as incertezas relacionadas com a pandemia não permitiram que a Festa regressasse em grande.

Ainda assim, está mesmo de volta, após dois anos de ausência, e já se pode ver muito público no Jardim Municipal, que será palco do espectáculo subordinado ao tema 'Celebrar a Vida, Homenagear o Professor'.

Com a animação musical a cargo do madeirense Tiago Sena Silva, dentro de instantes vai tocar o hino do Desporto Escolar, antecedendo o espectáculo, que começa com uma representação metafórica de uma consciência.

Será ainda transmitido um vídeo com o percurso do Facho Olímpico por todos os concelhos da Região, antes do acender, no local, da Chama Olímpica e da actuação dos professores.

Manuela Vieira, uma vez mais responsável pela cerimónia, mostrou-se satisfeita pela forma como os professores se dedicaram e responderam a este desafio:

“Temos um espectáculo que pretende, acima de tudo, ser um momento de festa, lembrando estes anos difíceis, que obrigaram a muitas mudanças, em que os docentes souberam se organizar e se adaptar, para dar resposta aos alunos. Para eles deixamos também uma mensagem de que os professores, estão a aguentar o ‘forte’, mas para o ano vamos estar todos juntos”.

Hoje, já começaram os jogos do Desporto Escolar, com modalidades como natação, xadrez e actividades para o 1.º Ciclo.  

Participam até sexta-feira  1.366 alunos do 1.º Ciclo,  3.477 do 2.º e 3.º Ciclo e Secundário e ainda 389 alunos/utentes de actividades motoras adaptadas. 

Estão envolvidas 142 entidades, entre todas as escolas da Região e algumas instituições ligadas à inclusão e à educação especial.  

Destaque também para os 28 elementos da organização, que vão ser auxiliados por 200 colaboradores e voluntários.