País

Ilha de São Jorge com 237 sismos sentidos pela população desde 19 de Março

None

Um total de 237 sismos foram sentidos pela população na ilha de São Jorge, nos Açores, desde o início da crise sismovulcânica, em 19 de março, quatro dos quais nas últimas 24 horas, revela hoje o CIVISA.

Em comunicado, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) refere que, entre as 10:00 e as 22:00 de quinta-feira foram sentidos dois sismos e, desde aquela hora até às 10:00 de hoje, foram sentidos outros dois.

Estes abalos tiveram magnitudes de 1,8 e 2,1 na escala de Richter, e foram sentidos pela população com intensidade III na escala de Mercalli Modificada.

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve-se no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desde o início da crise sismovulcânica em São Jorge, o sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21:56.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".