País

Um sismo sentido pela população em São Jorge nas últimas 24 horas

None
Foto EPA

Um sismo foi sentido pela população nas últimas 24 horas na ilha de São Jorge, Açores, elevando para 225 o número total de abalos percecionados pelos habitantes desde o início da crise sismovulcânica, avançou hoje o CIVISA.

As atualizações do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) indicam que às 17:29 de sábado foi registado um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter, que foi sentido com a intensidade máxima IV na escala de Mercalli Modificada, nas freguesias de Velas, Santo Amaro e Urzelina (todas pertencentes ao concelho de Velas).

Já entre as 22:00 de sábado e as 10:00 de hoje não foi sentido nenhum abalo pelos habitantes.

"Até ao momento foram identificados cerca de 225 sismos sentidos pela população", assinala o CIVISA.

A instituição refere que, desde 19 de março, a atividade sísmica registada na parte central da ilha de São Jorge, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, "continua acima do normal". 

O sismo mais energético da crise sismovulcânica de São Jorge ocorreu a 29 de março, às 21:56, e teve magnitude 3,8 na escala de Richter.

A Escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade de IV, considerada "Moderada", os "objetos suspensos baloiçam" e há uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes", descreve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A ilha está com o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".