A Guerra Mundo

Governo ucraniano diz que 11 dirigentes locais continuam em cativeiro

None
Foto EPA

A vice-primeira-ministra ucraniana disse hoje que 11 dirigentes locais permanecem em cativeiro, após terem sido sequestrados pelas tropas russas.

"Até hoje, 11 chefes das administrações locais das regiões de Kiev, Kherson, Kharkiv, Zaporozhye, Mykolaiv e Donetsk estão em cativeiro", referiu Iryna Verechtchouk, através de um vídeo publicado no Telegram, adiantando que as organizações internacionais já foram informadas.

A governante notou ainda que a responsável da aldeia de Motyzhin, no Oeste de Kiev, Olga Soukhenko, "foi morta em cativeiro" pelas tropas russas.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.