5 Sentidos

Memórias e histórias da emigração de São Roque do Faial apresentadas hoje, em livro

Foto SRF
Foto SRF

Foi apresentado hoje o livro “O regresso dos que nunca partiram -  memórias e histórias da emigração de São Roque do Faial”, da autoria de Octávio Carmo e Odília, numa cerimónia que teve lugar na Casa do Povo daquela freguesia do norte da ilha.

O livro, editado pela Casa do Povo de S. Roque do Faial, reúne fontes documentais, registos de petições de passaportes, entrevistas a especialistas, assim como relatos de vida dos emigrantes e seus descendentes. Este livro quer ser o "regresso" que não foi possível para tantos, que, embora tenham saído daqui, foram sempre inteiros no seu amor pela terra. Nunca partiram.

Por altura do lançamento, Rogério Gouveia, secretário regional das Finanças, em representação do Governo Regional, fez questão de enaltecer não só a obra, como também as 'gentes' de São Roque do Faial e do concelho de Santana.

"Queria acima de tudo destacar o contributo cultural enriquecedor de São Roque do Faial e de Santana e, consequentemente, da Madeira, particularmente num tema que é transversal a todos, e bastante querido,  que é a emigração. Todos nós temos alguém que emigrou.", começou por adiantar o governante.

"É sempre importante manter vivas, em obras e documentos, tais riquezas. Para que, aqueles que depois de nós virão, conheçam e saibam o que foi a freguesia de São Roque do Faial", disse, sendo importante, acima de tudo, manter viva a dinâmica da freguesia.

O secretário fez questão ainda de elogiar todos aqueles que, de uma forma ou de outra, têm vindo a ter um papel importante na vida da freguesia, seja no passado e no presente, e que "serão peças importantes para as gerações vindouras".