País

Um abalo sentido pela população de São Jorge nas últimas 24 horas

None

Um sismo foi sentido pela população da ilha de São Jorge nas últimas 24 horas, revelou hoje o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

No comunicado diário sobre a crise sismovulcânica naquela ilha do arquipélago açoriano, o CIVISA indica que desde 19 de março já foram sentidos pela população um total de 259 abalos.

O sismo sentido nas últimas 24 horas, com intensidade III na escala de Mercali Modificada, na freguesia de Santo Amaro, em Velas, foi registado às 07:28 de hoje e teve magnitude 1,7 na escala de Richter.

O CIVISA indica que "continua acima do normal" a atividade sísmica que tem vindo a registar-se desde 19 de março naquela ilha, desde a Ponta dos Rosais até à zona do Norte Pequeno -- Silveira.

Até sexta-feira, o CIVISA tinha registado perto de 30 mil abalos desde o início da crise sísmica.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de Março, às 21:56.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve-se no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).